Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aplicativo facilita denúncia de assédio em transporte

Dispositivo "Nina" é arma para mulheres se defenderem de assédio no transporte público em Fortaleza.

Por Da Redação
7 abr 2019, 11h06

As mulheres que usam transporte público em Fortaleza contam agora com novo aliado para se protegerem de assédio sexual. O “Meu Ônibus”, aplicativo de transporte de ônibus disponibilizado pela prefeitura, conta agora com uma funcionalidade para denúncia em tempo real. Ou seja, com um clique, é possível avisar da situação.

Ao acessar o aplicativo, que recebeu o nome de “Nina” – uma homenagem à cantora e ativista americana Nina Simone -, a vítima deve informar o número da linha e descrever fisicamente o suspeito.

A partir de câmeras de monitoramento nos terminais e nos veículos, um sistema separa as imagens do local e dados da ocorrência. Essas informações vão para uma plataforma que é acessada por delegacias especializadas como a da Criança e do Adolescente ou de Defesa da Mulher. Vale para “encoxadas”, constrangimentos, assédio e tudo que incomode, mas que impeça a vítima de se manifestar pelo receio de piorar a situação.

Dispositivo Nina é arma para mulheres se defenderem de assédio no transporte público, em Fortaleza. (Guilherme Tampieri / Prefeitura de Fortaleza/Divulgação)

De acordo com a prefeitura de Fortaleza, o objetivo é combater a impunidade de quem assedia e o medo de quem precisa denunciar. Para Bianca Macedo, coordenadora do Programa de Combate ao Assédio, esta é também uma forma de ter provas do ocorrido.

Em um mês, duzentas denúncias

O sistema implantado há algumas semanas já recebeu mais de duzentas denúncias. Em uma delas, um vídeo mostrou a aproximação insistente de um homem junto a estudantes. Dos casos reportados, dezesseis já viraram inquéritos de “importunação sexual” – ato que em setembro do ano passado se tornou crime.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.