Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aos 93 anos, advogada e ativista feminista Gisèli Halimi morre na França

A filósofa foi uma das atuantes na luta pelo voto de mulheres, direito ao aborto e descriminalização da homofobia

Por Da Redação
Atualizado em 28 jul 2020, 17h25 - Publicado em 28 jul 2020, 15h15

Gisèle Halimi morreu nesta terça-feira (28) na França. A advogada, filósofa e ativista nasceu em La Goulette, Tunísia, e cresceu em um contexto socioeconômico simples, mas que ainda possibilitou dedicar-se aos estudos e debate de gênero, como direito ao aborto e voto feminino, além de lutas para promover a descriminalização da homofobia. A informação do seu falecimento foi divulgada pela agência Fabien Leboucq.

O posicionamento progressista da ativista ia na contramão das ideias conservadoras dos pais, que eram judeus. Na amizade, ela se encontrou. A política Simone Veil e a filósofa Simone de Beauvoir estavam na lista do seu circulo de parceiras de troca e experiência, sendo que de Beauvoir contribuiu com uma introdução para o seu livro Djamila Boupacha. A obra conta a história da militante torturada em 1969. Gisèli atendeu ao caso de Djamila na época que era advogada da Frente de Libertação Nacional da Argélia.

Em 5 de abril de 1971, a revista francesa Le Nouvel Observateur publicou o Manifesto 343, em que mulheres admitiam já ter feito um aborto. Gisèle foi uma das signatárias.  Além disso, Gisèle também defende uma jovem, Marie-Claire, de 16 anos, depois de sofrer um aborto. O caso abriu uma discussão na sociedade sobre o direito ao aborto. Por fim, Marie-Claire foi absolvida.

Anos depois, Gisèle se tornou aliada Partido Socialista e acabou entrando para a política, sendo que em 1981 foi eleita como deputada na França. A nova área de atuação da advogada expandiu o seu combate pelos direitos das mulheres e de LGBTs+. Entretanto, Halimi não concluiu o mandato, mas depois fez parte de importantes organizações internacionais, como a Unesco e ONU.

Continua após a publicidade

Conversando sobre notícias ruins com as crianças

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.