Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Angela Merkel é eleita personalidade do ano pela revista Time

Chanceler alemã é a única mulher a receber a homenagem nos últimos 29 anos

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 07h21 - Publicado em 9 dez 2015, 14h01

Após longos 29 anos de homens e grupos sem gênero definido sendo eleitos, Angela Merkel foi escolhida pela revista Time como a Personalidade do Ano de 2015.

A chanceler alemã foi homenageada por sua liderança durante as crises da dívida europeia e da migração, bem como sua atuação diante da intervenção russa na Ucrânia.

Para a revista, Merkel tornou-se “uma peça indispensável” no controle da crise econômica europeia, liderando a resposta ocidental ao presidente Vladimir Putin sobre a crise na Ucrânia e as negociações com a Grécia. A publicação ressaltou ainda a postura de Merkel em relação a crise de refugiados. “No momento em que a maior parte do mundo estava mais envolvida em um debate furioso sobre segurança e liberdade, a chanceler pediu um grande acordo para a população alemã e, pelo seu exemplo, a todos nós”, afirmou a jornalista Nancy Gibbs.

Divulgação
Divulgação ()

Citada como a mulher mais poderosa do mundo, Angela é, oficialmente, a primeira mulher a receber o título de “Personalidade do Ano”. Isto porque a premiação, organizada pela publicação desde 1927, recebeu este nome apenas em 1999. Antes o prêmio se chamava “Homem do Ano”.

Continua após a publicidade

Isto mesmo. Em 1936, a socialite norte-americana Bessie Wallis Warfield foi eleita “Homem do Ano” quando recebeu o prêmio. Em 1952 foi a vez da Rainha Elizabeth II do Reino Unido.

A publicação concedeu um prêmio abstrato em 1975, homenageando as mulheres americanas, representadas na capa por Betty Ford, Carla Hills, Ella Grasso, Barbara Jordan, Susie Sharp, Jill Conway, Billie Jean King, Susan Brownmiller, Addie Wyatt, Kathleen Byerly, Carol Sutton eAlison Cheek.

Antes de Merkel, a última mulher a receber a honraria foi Corazon Aquino, em 1986. Ela foi presidente das Filipinas entre 1986 e 1992, atuando como líder do movimento que derrubou a ditadura de Ferdinand Marcos  em seu país. Corazon foi a primeira mulher a ocupar a chefia de estado de um país asiático.

Na lista de 2015, a Time colocou outros nomes de peso após Merkel, entre eles, Abu Bakr al-Baghdadi, líder da milícia radical Estado Islâmico, o magnata e pré-candidato presidencial Donald Trump e o presidente do Irã, Hasan Rowhani.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.