Alunas de colégio no Rio protestam por igualdade nos uniformes

Meninas querem ter o direito de frequentar a escola usando a bermuda da aula de educação física

Estudantes do ensino médio do Colégio Santo Inácio protestaram, na manhã desta sexta-feira (9), contra a proibição do uso de bermudas fora da aula de educação física. As alunas alegam que os meninos podem usar a peça nas outras aulas, enquanto elas são obrigadas a trocar de roupa depois da prática dos exercícios. O ato ocorreu na porta do colégio em Botafogo, na zona sul do Rio.

“Feliz Dia da Mulher. Pra você que não pode usar uniforme do próprio colégio. E que não pode reclamar já que esse problema não condiz com a realidade carioca e fluminense. Mas não se engane / A gente apoia a tolerância/ Mas sabe como é, né / Moral e bons costumes? Ai já é demais”. Esse é um trecho do texto lido por uma das estudantes durante o protesto.

Leia também: Alunas de engenharia da usp fazem video poderoso contra machismo

Na quinta-feira (8), com o apoio das mães, as alunas foram para a escola usando a bermuda em forma de protesto, elas conseguiram assistir as aulas, mas segundo informações do  O Globo, as alunas não foram recebidas pelo reitor, o padre Ponciano Petri.  Durante a noite de quinta, os pais receberam um comunicado da escola que classificou a manifestação como “intempestiva e de menor relevância à luz de todos os desafios e problemas reais e prementes que nossa sociedade enfrenta, em especial a carioca e fluminense”. No comunicado a escola também afirmou que “não se furtava ao diálogo com os alunos”.

Em resposta, os pais enviaram uma carta à direção, em que afirmam que “a escola perdeu uma grande oportunidade de dialogar com seus alunos, de procurar entender a motivação do movimento e tentar construir juntos uma solução”.

Após o protesto de hoje, a direção do Colégio Santo Inácio se reuniu com uma comissão de pais e alunos e ao final da reunião divulgou uma nota em que  afirma que vai dialogar com os representantes de turma.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s