Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Alunas da UFMG denunciam casos de assédio na universidade

Formulário anônimo permite que vítima conte o acontecido sem se identificar

Por Da Redação
28 ago 2018, 20h22

Um coletivo de mulheres criou um formulário online para receber as denúncias de casos de assédio dentro da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Ele será usado anonimamente (a não ser que se deseje identificar) para uma exposição dos absurdos pelos quais passamos na faculdade”, diz publicação feita em rede social.

Em uma semana, dezenas de queixas foram recebidas e a direção da Faculdade de Medicina tomou conhecimento da situação.

Nas mensagens, alunas relatam dos casos de assédio até estupros.

“Eu tinha voltado da festa e estava no alojamento, e ele (aluno da FM-UFMG) chegou bêbado. […] Ele me agarrou a força e logo me levou pra um lugar escuro do alojamento, onde abaixou a calça e começou a mandar eu fazer algumas coisas. Eu consegui enrolar e acabei saindo de lá correndo, desesperada”, diz um dos relatos.

Continua após a publicidade

“O meu preceptor da residência de psiquiatria, casado, professor da Ufmg, vive fazendo elogios sobre minha aparência física, me convida para congressos em sua companhia, jantares de laboratórios, me faz propostas para cursar pós-graduação com ele e até para viagens internacionais já me chamou”, conta outro depoimento.

A diretoria da Faculdade de Medicina tomou ciência das denúncias de assédio repercutidas na página. “Foi decidido que serão convidados para uma reunião representante do Coletivo e representantes dos diretórios acadêmicos dos três cursos de graduação (Medicina, Fonoaudiologia e Superior de Tecnologia em Radiologia), para tratar da questão, pois a Faculdade precisa ouvi-los para que possamos auxiliá-los. Haja vista que os comentários ainda não se tornaram denúncias formais na Escuta Acadêmica”, garantiram, em nota à imprensa.

O Campus Saúde não se posicionou sobre as denúncias até o fechamento desta matéria.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.