Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Advogado diz que é dever estuprar mulheres com jeans rasgado

Segundo o egípcio, a justificativa para fundamentar a violência sexual é que se vestindo assim, as mulheres estariam "convidando os homens à assediá-las".

Por Débora Stevaux Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 dez 2017, 17h50 - Publicado em 3 nov 2017, 13h43

O advogado egípcio Nabih al-Wahsh causou indignação, principalmente feminina, ao afirmar, em um programa de auditório, que mulheres que usam jeans rasgado devem ser sistematicamente assediadas e estupradas em todo o território nacional. O programa foi ao ar no último dia 19 e faz parte da grade da rede de televisão Al-Assema TV.

Na ocasião, convidados foram chamados para debater um novo projeto de lei que versa sobre o combate à prostituição e ao que os egípcios chamam de “incitação da devassidão”, ou seja, aittudes que estimulam a depravação de costumes. Ainda segundo o advogado, a justificativa utilizada para fundamentar a violência sexual é que se vestindo dessa maneira, as mulheres estariam “convidando os homens à assediá-las”.

E ainda completou dizendo que o “convite” é ainda mais explícito quando os rasgos estão localizados na parte de trás. “Meninas devem se respeitar para que outros as respeitem. Proteger a moral é mais importante do que proteger as fronteiras”, afirmou Nabih. Mulheres que participavam do programa tentaram, incessantemente, contrapor a opinião do advogado, mas foram interrompidas diversas vezes por ele.

Maya Mursi, chefe do Conselho Nacional de Direitos da Mulher do Egito, esclareceu que a fala de Nabih se enquadra em um “chamado flagrante” que conclama os homens a estuprar e violar o direito das mulheres defendido pela constituição. Uma queixa formal foi protocolada contra o advogado e a a sua declaração será analisada pelo Conselho Supremo para o Regulamento da Mídia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.