Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A solidão pode te fazer adoecer

Manter um bom grupo de amigos não faz bem apenas ao coração. Relacionamentos íntimos são também a chave para nos proteger de algumas doenças

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 out 2016, 22h49 - Publicado em 26 nov 2015, 13h57

Qual é o poder de um amigo? Segundo uma pesquisa recente, amizades têm o poder de prevenir doenças. Uma pesquisa mostrou uma forte ligação entre isolamento social e algumas doenças graves, incluindo câncer e doenças cardíacas. É importante ressaltar que estamos falando da solidão de longo prazo, não apenas uma noite de fossa no fim de semana. O estresse crônico causado pela solidão  enfraquece o sistema imunológico tornando-o ainda mais vulnerável a doenças.

A solidão não afeta apenas nosso humor e auto-estima. Um estilo de vida solitário é também um fator de risco para muitas doenças.

Um grupo de pesquisadores decidiu estudar a forma como a solidão

Em um novo estudo, publicado esta semana na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, os investigadores analisaram a forma como a solidão pode afetar nosso DNA e atinge algumas das defesas mais importantes do nosso sistema imunológico. 

Continua após a publicidade

Eles examinaram células envolvidas no sistema imunológico em amostras de sangue e urina de 141 participantes. Todos os participantes também receberam pesquisas que mediram seus níveis de solidão a cada ano. 

Os resultados mostram que os participantes que marcaram pontos mais elevados na pesquisa de solidão também mostraram uma série de alterações relacionadas com a expressão de genes que desempenham um papel no sistema imunitário. 

Os participantes solitários tinham níveis mais elevados do neurotransmissor norepinefrina, que pode alterar a quantidade de glóbulos brancos que produzimos. Os cientistas sugerem que a solidão provoca estresse, que por sua vez gera esta mudança na produção de glóbulos brancos do sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.