A solidão pode te fazer adoecer

Manter um bom grupo de amigos não faz bem apenas ao coração. Relacionamentos íntimos são também a chave para nos proteger de algumas doenças

Qual é o poder de um amigo? Segundo uma pesquisa recente, amizades têm o poder de prevenir doenças. Uma pesquisa mostrou uma forte ligação entre isolamento social e algumas doenças graves, incluindo câncer e doenças cardíacas. É importante ressaltar que estamos falando da solidão de longo prazo, não apenas uma noite de fossa no fim de semana. O estresse crônico causado pela solidão  enfraquece o sistema imunológico tornando-o ainda mais vulnerável a doenças.

A solidão não afeta apenas nosso humor e auto-estima. Um estilo de vida solitário é também um fator de risco para muitas doenças.

Um grupo de pesquisadores decidiu estudar a forma como a solidão

Em um novo estudo, publicado esta semana na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, os investigadores analisaram a forma como a solidão pode afetar nosso DNA e atinge algumas das defesas mais importantes do nosso sistema imunológico. 

Eles examinaram células envolvidas no sistema imunológico em amostras de sangue e urina de 141 participantes. Todos os participantes também receberam pesquisas que mediram seus níveis de solidão a cada ano. 

Os resultados mostram que os participantes que marcaram pontos mais elevados na pesquisa de solidão também mostraram uma série de alterações relacionadas com a expressão de genes que desempenham um papel no sistema imunitário. 

Os participantes solitários tinham níveis mais elevados do neurotransmissor norepinefrina, que pode alterar a quantidade de glóbulos brancos que produzimos. Os cientistas sugerem que a solidão provoca estresse, que por sua vez gera esta mudança na produção de glóbulos brancos do sistema imunológico, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s