A cada 10 segundos, 1 mulher é xingada de “vagabunda” no Twitter
Apesar dos esforços de internautas e veículos, essa dura realidade ainda é constatada em uma das redes sociais mais populares do mundo
Apesar de muito de se falar em respeito à mulher e na criação de um ambiente digital amigável, ainda é parte de nossa realidade lidar com um tweet ofensivo a cada 10 segundos.
O resultado vem de uma pesquisa realizada pela empresa Demos, que publicou números atualizados sobre o conteúdo do Twitter, como parte de uma campanha britânica anti-assédio. De acordo com o relatório, os usuários – tanto homens quanto mulheres – enviaram 200.000 mensagens com as palavras “vagabunda” e “prostituta” durante um período de três semanas – do final de abril ao início de maio. Os tweets foram direcionados a 80.000 pessoas, incluindo Hillary Clinton, Michelle Obama e Beyoncé.
Foi usado um programa de processamento de linguagem natural chamado Method52 para determinar em quais casos eram brincadeiras – se é que isso pode ser realmente chamado assim – e em quais tratava-se de real abuso. Isso é significativo, pois as vítimas de assédio online têm pedido ao Twitter uma ferramenta automatizada há anos.
A plataforma, desenvolvida pela Universidade de Sussex e do Centro de Análise de Mídia Social, em 2012, está em testes desde abril de 2015 – mas ainda não foi disponibilizada para todos.