Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

55 mulheres escreveram relatos diretos de violência na redação do ENEM

"A redação foi um grande momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda sociedade”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 27 out 2016, 20h31 - Publicado em 12 jan 2016, 15h15

Realizada em 25 de outubro de 2015, a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira“. Nessa ocasião, 7,7 milhões de jovens refletiram e escreveram sobre um assunto de extrema urgência em nosso país.

A prova disso que a Central de Atendimento à Mulher – o ligue 180 – recebeu, nos seis primeiros meses de 2015, mais de 360 mil ligações. Em média, foram 84 ligações por hora de mulheres relatando algum tipo de violência ou pedindo ajuda – para si ou para uma conhecida. E ainda existem os milhares de casos que, por medo, não foram denunciados ou reportados.

Não é de se surpreender, portanto, o teor de 55 relatos objetivos de violência descritos no campo de redação do exame. “Nós verificamos em muitas redações depoimentos muito preocupantes de pessoas que foram assediadas, estupradas ou testemunhas de casos de violência. Em muitos destes casos a violência está muito próxima. A redação foi um grande momento de reflexão não só para os participantes, mas para toda sociedade”, disse o ministro da educação, Aloizio Mercadante.

O Ministério da Educação foi, então, orientado pelo Ministério Público Federal a divulgar os canais institucionais de proteção à mulher: a já mencionada Central de Atendimento à Mulher, ligue 180; Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, na página da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Sala de Atendimento ao cidadão do Ministério Público Federal, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, pela página na internet ou pelo telefone (61) 3105-6001.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.