Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 dicas de passeios (imperdíveis) para fazer em Belém

Seja pela gastronomia autêntica ou pela deslumbrante natureza amazônica.... é impossível não se apaixonar pela capital do Pará

Por Aline Gomiero
Atualizado em 28 out 2016, 17h36 - Publicado em 16 fev 2016, 16h57

1. Theatro da Paz

A construção neoclássica – recheada de mármores, bronzes e outros materiais – faz do Theatro da Paz, erguido em 1878, ser considerado o local número 1 de Belém, capital do Pará, na categoria atração histórica. Inspirado no Teatro Scala, uma das mais famosas casas de ópera do mundo (em Milão, na Itália), o espaço foi construído com o dinheiro advindo do Ciclo da Borracha. 

2. Ver-o-Peso

Às margens da Baía do Guajará, você encontra a maior feira livre da América Latina. São centenas de barracas com produtos amazônicos e alquimias e perfumarias milagrosas feitas pelas próprias vendedoras. Dá para passar um dia inteiro parando em cada barraca. Aproveite para provar as comidas típicas da capital, como a farinha, o tucupi  (líquido extraído da mandioca-brava) e a maniçoba – espécie de feijoada feita com folhas da mandioca no lugar do feijão. Lá você também encontra o famoso jambu, erva que deixa os lábios dormentes.

Continua após a publicidade

3. Estação das Docas

Prepare-se para ter uma das mais encantadoras perspectivas do pôr do sol. A estação, que hoje é um grande polo cultural e gastronômico, foi criada a partir de três armazéns da área portuária revitalizados em 2000. No complexo de 32 000 metros quadrados há centro de convenções, teatro, lojas, cervejarias (como a famosa Amazon Beer) e, é claro, muita comida. Vá no final da tarde para poder admirar, sem pressa, o horizonte à beira do rio do imenso Rio Guamá. Fique até a noite para curtir os showzinhos que rolam nos restaurantes. Ah! Não deixe de experimentar e o sorvete de açaí ou de bacuri, fruta ácida que lembra o cupuaçu.

4. Mangal das Garças

Continua após a publicidade

À beira do rio Guamá, mais de 120 espécies de aves silvestres, como garças e guarás, circulam soltos pelo parque Mangal das Garças, complexo de 40 000 metros quadrados que também abriga um borboletário, um viveiro de pássaros, o Farol de Belém (mirante com linda vista da cidade) e o Memorial Amazônico da Navegação (com antigas embarcações). O espaço abriga, ainda, um dos melhores restaurantes da cidade, o Manjar das Garças. 

5. Remanso do Bosque

Inaugurado em 2012, o Remanso do Bosque, do chef Thiago Castanho, adquiriu fama internacional com suas receitas saborosas, quase sempre protagonizadas por peixes regionais e outros ingredientes típicos da região assados no forno a lenha e na brasa de carvão. Além dos pratos sofisticados da gastronomia típica, lá você encontra uma mercearia com produtos locais (há cachaça de jambu, farinhas de Bragança, doce de leite do Marajó, entre outros). Se for fã da culinária mais tradicional, tente a outra casa da família Castanho, a Remanso do Peixe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.