Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 conselhos inspiradores de quem enfrentou e venceu o câncer

Viviane Ferreira lutou duas vezes contra um câncer de mama e, em um balanço sobre a vida, compartilha o que aprendeu com esses momentos tão difíceis

Por Isabella Marinelli
Atualizado em 28 out 2016, 04h32 - Publicado em 15 jun 2016, 18h11

“Nunca vou esquecer daquele 22 de setembro de 2008. Foi quando recebi o diagnóstico de que estava com câncer de mama. Tinha 35 anos e uma filha de 3 para criar”, conta Viviane Ferreira. Em um período de 5 anos, ela enfrentaria duas vezes a doença – que reapareceu em 2013. No meio do caminho, se agarrou à vida: terminou um relacionamento que não ia bem, buscou alternativas para cuidar da mente, acompanhou de perto o desenvolvimento da filha e encontrou um novo amor. (Leia aqui o relato completo)

Dessa mulher forte, reunimos algumas palavras de sabedoria que valem a pena serem compartilhadas:

Compartilhe vitórias e aflições
“Escrever o livro foi uma das formas que encontrei para ajudar pessoas e me ajudar. Compartilhar também faz parte do processo rumo à cura.”

Procure ajuda
“As pessoas, muitas vezes, se negam a procurar por tratamentos que possam ajudá-las a superar, como a terapia. Isso é muito importante.”

Crie um diário
“Quando o câncer veio pela segunda vez, encarei com mais tranquilidade. Eu usei métodos alternativos para me equilibrar, entre eles, colocar tudo no papel. Comecei a entrar em contato com meus sentimentos mais profundos ao escrever e isso me fez muito bem.”

Continua após a publicidade

Mantenha-se ativa – na medida do possível
“Nos dois momentos da doença, eu estava trabalhando. Estive afastada apenas por um tempo, o necessário para cumprir o tratamento de quimioterapia. Fora isso, nunca parei e foi ótimo ter uma ocupação. Felizmente, recebi o apoio de colegas e gestores, sei que isso faz toda a diferença”. 

Tenha consciência da sua força
“Em qualquer momento difícil, devemos nos lembrar de que essa situação vai acabar. Toda crise ou tempestade tem seu fim. Sei que enxergar essa saída no meio do furacão é complicado, mas temos uma força gigantesca dentro da gente e ela vem à tona. É impressionante as coisas que somos é capazes de fazer.”

Todo o processo vivido por Vivi se transformou no livro Vivificar – Superando o imponderável.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.