Até a música já diz: “é melhor ser alegre que ser triste”, mas, na prática, não costumamos pensar nas reais mudanças que a atitude positiva pode fazer pela nossa vida. Confira algumas:
Você se sentirá menos estressada
Você já esteve irritada e percebeu que, a partir disso, os sentimentos negativos viraram uma bola de neve? Isso realmente acontece. Antes que você se dê conta, sua mente estará trabalhando para apoiar qualquer evidência que você acredita ter encontrado para provar que “todo mundo” está se aproveitando de você, que “nunca” encontrará alguém após o fim de um relacionamento ou qualquer outra conclusão exagerada incentivada pelo constante pensamento negativo.
Como lidar: Por mais clichê que isso soe, tente se concentrar no lado bom de cada situação (a lição, o crescimento, o fato de que a pessoa que não merecia o seu afeto ou a chance de reconstruir seu futuro).
Você se tornará mais atraente
Pessoas com uma boa energia costumam ser magnéticas e atrair não só olhares, mas também outras manifestações positivas. É claro que nem sempre tudo estará perfeito e desabafar traz um alívio maravilhoso, mas fazer da reclamação um hábito mina a sua relação consigo e com os outros.
Como lidar: a cada ponto negativo de uma situação, tente mentalizar um outro ponto positivo e, se necessário, verbalize todos eles.
Quanto mais alegre estiver, mais alegria terá
Quando você está focada no que te faz infeliz, acaba perdendo coisas que poderiam despertar muitos sorrisos. Enquanto caminha para o trabalho resmungando para si, provavelmente acabará ignorando o sorriso de uma pessoa gentil ou perdendo uma paisagem.
Você terá mais sucesso
A perspectiva nasce da positividade. É ela quem nos oferece sensação de equilíbrio e resiliência, que fazem os desafios cotidianos parecerem menos ameaçadores. Essa percepção, sem dúvidas, melhora nossas reações naturais para lidar com um dia conturbado.
Você viverá mais
Pesquisas demonstram que pessoas felizes vivem mais e melhor. Quer motivo mais especial para tentar afastar a negatividade da sua vida?