Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

4 meios de domar sua agenda

Dicas para que seu dia seja mais ágil e produtivo

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 01h06 - Publicado em 18 mar 2014, 22h00

Organize-se para aproveitar melhor o seu tempo
Foto: Getty Images

De repente você olha para o relógio e percebe que não cumpriu nem metade das tarefas do dia? Separamos 4 atitudes que vão ajudá-la a ter um dia mais produtivo e ágil.

1. Siga um roteiro factível 

Ela deve conter sete tarefas por dia, incluindo as pessoais, como comprar o uniforme do filho ou jantar com amigos. Menos do que isso é pouco e mais fica muito difícil de cumprir. Também mude sua postura em relação a sua agenda: encará-la como instrumento para organizar o dia, não para escravizar, ajuda a reduzir o stress quando não dá para fazer tudo.

2. Planeje os próximos passos

Você precisará de no máximo dez minutos, logo no começo da manhã ou na noite anterior, para organizar todas as tarefas do dia. Quem tem o hábito de fazer esse planejamento diário acaba economizando uma hora por dia para se dedicar às atividades de que mais gosta. O passo seguinte é organizar a semana e, mais tarde, a agenda de longo prazo. Liste o que haverá de importante nos próximos sete dias, incluindo relatórios a entregar e o jantar de confraternização da turma da faculdade, e ainda o que deseja para o futuro: o curso de especialização, a imersão no inglês durante as férias. A sensação de paz interior quando se consegue um bom planejamento é indescritível.

Continua após a publicidade

3. Classifique as tarefas

Divida em “urgentes” e “importantes”. Urgente é o que precisa ser resolvido logo, mas não necessariamente por você — a conta que vence hoje e deve ser paga no banco. Importante é o que tem de ser feito por você ou pode haver consequências sérias — ir à reunião da escola do filho. Essa é uma diferença fundamental para definir prioridades. Também classifique-as em prioridade alta, média ou baixa. Alta: preciso fazer agora e bem-feito; média: posso fazer preventivamente; baixa: se der tempo, faço. Lembre que se trata de um processo dinâmico. Por exemplo: arrumar a mesa do trabalho tem prioridade baixa hoje, mas, amanhã, pode ser que ela mude para alta – a bagunça talvez represente um empecilho para a realização das demais tarefas do dia.

4. Abra espaço para imprevistos

Eles preenchem de 20 a 30% do nosso tempo. Para lidar com isso sem stress, coloque as tarefas prioritárias na parte da manhã, quando a maioria das pessoas está mais ligada e produtiva. Sempre que possível, livre-se também das tarefas mais chatas pela manhã. É um segredo para passar o dia leve e ter mais energia para o que vem pela frente. Por fim, todos os dias, procure deixar uma hora livre na agenda para acomodar imprevistos. Se não acontecer nada extraordinário, sorte sua! Trate de usar o tempo que sobrou para você, da forma mais agradável possível. Saber que esse tempo está lá, disponível, ajuda e muito na qualidade de vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.