4 dicas práticas para receber bem um feedback
Entender como os outros veem você e suas atitudes, sondar se tem colecionado mais críticas ou elogios. Tudo isso é oportunidade para crescer. Só é preciso saber escutar os feedbacks, no trabalho e na vida.
Foto: Corbis/Revista CLAUDIA
Repare: quantas críticas ou elogios você ouve durante um dia? Valem do chefe, de uma amiga, do marido, até dos filhos. Mas a quantos desses comentários você realmente dá ouvidos? Poucos? Pois entre eles pode estar um bom feedback que você está desperdiçando.á alguns anos, quando bombava a ideia de um mundo corporativo mais humanizado, muito se falou sobre a importância de fornecer retornos construtivos aos profissionais. Mas qual é a garantia de que o destinatário está realmente disponível mental e emocionalmente para absorver as informações?
A lição, portanto, é deixar os julgamentos ou interpretações para depois e concentrar-se apenas no aqui e agora, ou seja, na mensagem que está sendo dita. Não que seja fácil, mas é preciso ter distanciamento emocional e reconhecer que essas falas funcionam como as pistas de uma caça ao tesouro, que trarão dicas valiosas para você chegar aonde quer.
Reações pouco receptivas ao feedback, como tentar defender-se, justificar-se ou ficar indiferente, são normais. Mais do que isso, são respostas quase instintivas, segundo Eliana Pita, coach e autora de Como Dizer? A Arte de Dar e Receber Feedback (Qualitymark Editora). “São atitudes de autopreservação. Temos medo do que iremos ouvir porque desconfiamos que a imagem que fazemos de nós mesmos não condiz com a forma como os outros nos veem“, explica a especialista.
Na contramão desse medo está uma vontade que compartilhamos: a de nos aprimorarmos sempre. “O conflito está na relação entre querer crescer – e aí o retorno, qualquer que seja, é positivo – versus querer ser aceito como é”, diz Eliana. O feedback não é julgamento e deve ser usado para fazer um plano de melhorias.
Quando você menos espera
Na esfera profissional, os feedbacks são formais, organizados e acontecem em momentos próprios para isso. Já na vida pessoal, nem sempre são tão explícitos. Como lembra a autora Sheila Heen, podem aparecer em um olhar do marido, na brincadeira inocente de uma amiga ou em um e-mail inesperado. Pois, ainda que informais, esses sinais também trazem a possibilidade de autoconhecimento e acenam com chances de mudança. Abaixo confira 4 dicas práticas para receber bem um feedback.
1. Controle seus pensamentos
Coloque toda a sua atenção no que está sendo falado. Contenha o ímpeto de querer interpretar ou julgar no ato cada trecho da conversa. E nem pense em interromper quem fala. Esse não é um momento para emoções. Faça um esforço para deixá-las em segundo plano e resista à tentação de dramatizar. Para crescer, é preciso ter postura humilde e aberta.
2. Evite impulsos de fuga ou ataque
Apesar de instintivos, pois nos sentimos ameaçados quando recebemos críticas, eles não trazem nenhum benefício. Ponha isso na cabeça: posturas de confronto, como fazer comentários agressivos ou irônicos, podem degringolar a conversa e até prejudicar a relação com o chefe. Da mesma forma, fuja de atitudes passivas.
3. Repita a mensagem
Em voz alta, quando seu chefe parar de falar, faça um resumo do que foi dito. A técnica, chamada espelhamento, facilita a compreensão e mostra ao outro que você estava atenta. Também é a chance de esclarecer pontos que tenham sido vagos. Por exemplo, o que quer dizer “comprometimento” para o seu superior? Assim, vocês alinham conceitos.
4. Reflita sobre o que foi dito
Mas faça isso depois, sozinha e com a cabeça fria. Sem a armadilha das emoções, é menor a chance de você transformar o papo em um golpe contra a sua autoestima ou em culpa. Retome os fatos, pense nos exemplos citados e compare com a sua visão. Quanto mais sincera for consigo mesma, melhor. Evoluir é um processo desafiador, mas os resultados compensam.