Menino de 4 anos salva a vida da própria mãe usando o iPhone dela
O pequeno Roman ativou a Siri usando o dedo da mãe desacordada e ligou para a emergência. Caso aconteceu na Inglaterra.
O que uma criança deve fazer ao ver um dos pais desacordado? Provavelmente, não existe um protocolo ensinado aos pequenos para situações como essa, mas o londrino Roman, de 4 anos, fez o que parecia ser correto e salvou a vida de sua mãe. Usando o dedo dela, ele desbloqueou o iPhone da mãe e, com ajuda da assistente pessoal Siri, entrou em contato com equipes de socorro, reporta a BBC.
Sem saber para qual número telefonar, Roman pediu ajuda à Siri, que discou para o 999 (equivalente britânico ao nosso 190). O áudio da ligação foi divulgado no Twitter pelo repórter Daniel Sandfor da BBC. “Cadê a sua mãe?”, pergunta a atendente, “está em casa”, responde o menino. Na sequência, ele informa que também está em casa e ela pede para que Roman chame a mãe ao telefone. “Não posso, ela está morta”, diz. A atendente, então, questiona o que ele quer dizer com isso, já que ele havia acabado de informar que a mãe estava em casa. “Significa que ela está fechando os olhos e não está respirando”, responde.
Por sorte, o garotinho soube informar onde mora e, em menos de 13 minutos, policiais e paramédicos chegaram à casa da família, em Croydon, no Sul de Londres, e prestaram os primeiros socorros, salvando a vida da mulher.
“Essa ligação mostra a importância de ensinar aos filhos pequenos o endereço de casa e como chamar a polícia ou os serviços de emergência”, destacou Ade Akalan, da polícia de Londres.