3 truques infalíveis para inserir atividade física no seu dia a dia
Queremos incentivar você a sair do sofá, da cama, da cadeira do escritório... e mexer o corpo e aliviar a mente. Com as dicas do consultor Christian Barbosa, nós prometemos que o esforço vai valer a pena!
Encare a atividade física como um hobby e não uma obrigação.
Foto: Getty Images
Durante a correria do dia a dia fica difícil alcançar a porta da academia. Ensaia pôr o tênis e fazer uma caminhada, mas a cama quentinha parece que tem cola. A bicicleta continua nova por falta de uso. Você não é a única. Recente pesquisa do expert em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, autor do livro “Equilíbrio e resultado Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?”, da Editora Sextante, mostrou que a atividade física é uma das quatro atividades que as pessoas atualmente mais deixam de fazer. E suar o top, além de dar disposição e saúde, ajuda a ficar com o corpo em forma.
Encare o esporte como um hobby, e não obrigação
O maior empecilho à prática esportiva é aquela sensação que dá quando pensamos em ir à academia: Que preguiça sair da minha cama quentinha para malhar! Pronto! O esporte virou sinônimo de obrigação e, assim, mais cedo ou mais tarde você vai desistir. Nada disso. Para não desanimar, experimente algumas atividades até encontrar aquela com a qual você se identifica e traz prazer. Pode ser uma caminhada nas ruas do bairro, uma animada aula de step na academia, a partida tênis com o parceiro, aula de natação… Quando enjoar do esporte que você escolheu, tente outro.
Utilize horários mais seguros
No começo, para evitar as desculpas de tempo, crie horários alternativos: como logo cedo ou bem à noite, aos sábados e domingo, etc. Se você optar por horários muito próximos aos do trabalho, a chance de acontecer um imprevisto, e você desistir, é grande. Marque na sua agenda os dias para as atividades como se fossem reuniões de trabalho. Se falhar uma vez, não desista por completo. Tente ir na próxima data marcada. Caso viaje bastante, pode aproveitar a academia do hotel ou levar uma corda para pular. Quando a gente realmente gosta de algo, tempo não é desculpa.
Comece aos poucos e estabeleça uma meta
Se achar logo de início que transformará numa atleta, certamente se decepcionará. Tenha um objetivo para os primeiros seis meses de sua atividade. Por exemplo: ganhar mais condicionamento, ficar com o corpo mais tonificado ou perder alguns quilos. O ideal é começar devagar e aumentar o ritmo à medida que obtiver resultados. Se pegar muito forte de cara, o risco será grande de se desestimular.