Os sapatos vermelhos ganham cada vez mais destaque na moda
Depois dos calçados brancos, a passarela e o street style dão lugar ao carmim.
Depois dos sapatos brancos voltarem dos anos 1990 diretamente para a moda contemporânea, outra tendência considerada polêmica começa a aparecer: calçados vermelhos. Apesar de algumas pessoas remeterem sapatos vermelhos a Dorothy, de O Mágico de Oz, vemos que modelos mais modernos estão desvencilhando a cor da imagem de filme infantil.
Os calçados vermelhos não são tão novos na moda. Mas foi na última temporada de desfiles de verão que eles ganharam destaque, principalmente na semana de Londres nas passarelas de Ryan Lo, Mother of Pearl e Temperley London. Aqui no Brasil, já vemos a cor em sua versão mais fechada aparecendo em botas de veludo e até em couro envernizado (também referência 1990s), mas podemos esperar tons mais fortes, como o vermelho tomate e o coral para as temporadas mais quentes.
O vermelho, que representa 44% de todos os produtos à venda no último mês no Reino Unido, e 30% nos EUA, quando aplicado em um sapato, o torna o ponto focal de um look. Por isso elas estão sendo usadas com peças simples – como jeans pretos e camisetas estampadas, deixando a atenção toda para os sapatos. Seja em forma de botas curtas ou over the knees, galochas, sandálias com salto grosso ou tênis, os sapatos vermelhos vão continuar a ganhar atenção na moda pelas próximas temporadas.