O designer brasileiro de joias que conquistou Beyoncé
À frente da criação da joalheria Maxior desde o início da marca, o designer Rodrigo Robson dá asas à imaginação para contar histórias através de joias.
Acredite se quiser, mas o belo-horizontino Rodrigo Robson já seguia carreira como ator há uma década antes de topar com a paixão pela joalheria. “Um dia, voltando de um ensaio, passei na frente de uma escola de design de joias e acabei me matriculando”, conta. Desde pequeno, a criatividade pulsava em desenhos de vestidos feitos nas paredes de casa.
Além disso, cresceu respirando a pedraria e o barroco mineiro. “O interesse por joias foi orgânico. Apenas transferi o foco criativo”, define. Ao receber o diploma, trabalhava para cinco fábricas. Há dois anos e meio, já em São Paulo, foi convidado pelo grupo América, atuante no ramo da joalheria há mais de 35 anos, para participar da criação da Maxior. Com tecnologia de ponta a seu dispor e carta branca para seguir sua inspiração, o diretor criativo tem tirado de letra o novo desafio, como provam as peças a seguir.
Black bird: “Assistia a um show de Paul McCartney quando imaginei este anel.” Anel de prata com ródio e ouro, R$ 3 849.
Rosa dos ventos: “Para mulheres que têm poder sobre seu caminho.” Anel de praziolita e diamantes, R$ 3 634.
Amor puro: “Com um fecho frontal que une as duas partes, representa o encontro de corações.” Colar de ouro, R$ 5 249.
Areia preciosa: “A textura deste anel é inspirada nas praias do Rio.” Anel de ouro e diamantes, R$ 48 639.
Estrela da Lapa: “A leveza e a luz retratam a boemia da cidade carioca. Beyoncé já usou!” Brincos de ouro e diamantes, R$ 37 768.
Laços carinhosos: “Esta foi a forma lúdica que encontrei para representar o amor pelos filhos.” Colar de ouro e diamantes, R$ 2 316, tel. (11) 3105 4292.
IDEIAS EM 3D:
Depois de uma vasta pesquisa, Rodrigo extravasa na criação. “Coloco as ideias para fora sem me preocupar se será possível de ser feito”, diz. Na maioria das vezes, é – graças à equipe e à tecnologia da marca. Em visita à fábrica, em São Paulo, desvendamos como os desenhos ganham vida.
1. Os desenhos são computadorizados nos mínimos detalhes. Com a ajuda de uma impressora 3D, a equipe chega a um molde de silicone com o formato negativo de cada peça.
2. Uma cera é injetada nos moldes, resultando nos protótipos ao lado. Depois de cravejados, eles vão para um forno industrial. As altas temperaturas derretem a cera e, em seu lugar, entra o ouro.
3. Hora de aperfeiçoar as peças nas etapas de acabamento, em que são removidas marcas e rugas e feito o polimento, que limpa e dá brilho, além do banho de ródio, que serve como um verniz.
4. Por último, as joias passam pela análise de uma equipe de controle de qualidade e, voilà, estão prontas! São cerca de 80 itens por coleção, sendo que o processo todo dura, em média, de seis a sete meses.
HALL DA FAMA:
Mesmo com pouco tempo de vida, a marca já possui uma lista extensa de famosas que usaram suas peças, desde Yasmin Brunet até Lady Gaga, passando por Beyoncé e Michelle Obama. “Não temos medo de ousar no design, no tamanho e no volume. As pessoas que se sentiram atraídas por nós representam essa atitude”, explica Rodrigo.