No Twitter, jovem mostra que nem toda calça jeans de mesmo número é igual

Chloe Martin postou uma foto na qual aparecem sete calças jeans sobrepostas, todas com a numeração igual e tamanhos visivelmente distintos.

Se você é mulher sabe que, vez ou outra, comprar calças jeans (e outros itens de moda) que de fato sirvam em nossos corpos não é tarefa das mais fáceis. Em algumas ocasiões, a peça cabe na cintura, mas fica larga nas pernas. Em outras, acontece o oposto – pernas ajustadas, mas cintura larga. Isso sem falar sobre a falta de opções para quem usa tamanhos grandes, ou sobre a necessidade constante de fazer (ou desfazer) barras desproporcionais.

Leia Mais: Nike amplia sua linha de treino e agora ela veste todos os tipos de corpos

No começo deste mês, uma usuária do Twitter traduziu bem o drama entre mulheres e numerações de jeans, e mostrou que o problema não é exclusividade do Brasil.

Chloe Martin (@chloemmx), que tem 18 anos e mora no Reino Unido, postou uma foto na qual aparecem sete calças sobrepostas, todas de numeração 12, o equivalente ao manequim 42 aqui no Brasil. O que surpreendeu, entretanto, foi a diferença gritante entre o tamanho da cintura de cada uma delas:

https://twitter.com/chloemmx/status/1104013214013116417

“Caso você já tenha se perguntado por que mulheres ficam tão frustradas com os tamanhos de roupas disponíveis – cada par de jeans nesta foto é de manequim 12”, escreveu ela na publicação.

A imagem, que já conta com mais de 300 mil likes, está viralizando até agora, e provocou reações (e identificações) das mais diversas.

“Me lembro de que há alguns anos eu e uma amiga compramos as mesmas calças da H&M, no mesmo tamanho. As minhas eram muito grandes e as dela muito pequenas, então nós trocamos! Ridículo. Eu só quero poder ir às compras e não ter de experimentar o mesmo item em 3 diferentes tamanhos!”, desabafou uma usuária da rede.

“Não me admira que agora a gente viva usando apenas leggings e calças de yoga”, comentou outra garota.

“Outro problema são os bolsos (falta daqueles que sejam utilizáveis)”, relembrou mais uma mulher.

Esta é a diferença média entre tamanhos de bolsos em roupas feitas para mulheres e para homens (da esquerda para a direita, respectivamente)

Esta é a diferença média entre tamanhos de bolsos em roupas feitas para mulheres e para homens (da esquerda para a direita, respectivamente) (The Pudding/Reprodução)

A questão dos bolsos em roupas femininas, inclusive, foi bastante debatida e virou até objeto de estudo em agosto passado, graças ao The Pudding. O site publicou um grande artigo ilustrado, na intenção de comparar calças femininas e masculinas. Ao final da pesquisa foi comprovado que, de fato, muitos dos bolsos em jeans feitos para mulheres são pequenos, nada funcionais/práticos e tem caráter apenas decorativo.