Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Milan Fashion Week: Gucci, Versace e mais destaques da temporada

A semana de moda italiana de Primavera/Verão 2024 contou também com a estreia da brasileira Karoline Vitto

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 26 set 2023, 19h33 - Publicado em 25 set 2023, 08h53
Domenico Dolce e Stefano Gabbana apresentaram a coleção Woman, inspirada na construção da lingerie (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)
Continua após publicidade

Como já citamos, este mês está recheado de Semanas de Moda. A temporada começou em Nova York, passou por Londres, e finalmente chegou a Milão. A Milan Fashion Week foi encerrada ontem (24), com destaque para a designer brasileira Karoline Vitto, que fez seu debut por lá com o apoio da Dolce & Gabbana. Além dela e outros jovens estilistas, as tradicionais grifes italianas, como Gucci, Prada e Versace, tomaram conta da cidade com suas coleções de Primavera/Verão 2024.

Destaques da Milan Fashion Week:

Dolce & Gabbana

Naomi Campbell foi um dos destaques do desfile
Naomi Campbell foi um dos destaques do desfile (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)

Domenico Dolce e Stefano Gabbana apresentaram uma coleção chamada Woman, inspirada na construção da lingerie, com predominância de preto e branco. Com o foco na sensualidade, o desfile trouxe vestidos transparentes revelando lingeries de renda, variações de meias e peças que equilibravam a alfaiataria.

dolce-gabbana-milan-fashion-week-2
Domenico Dolce e Stefano Gabbana apresentaram uma coleção chamada Woman, inspirada na construção da lingerie (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)

Em outras peças, há um balanço inteligente entre alfaiataria – principalmente com ombros largos e inspirados no corte de um paletó – e os tecido fluídos e sem estrutura, que se manifestaram em vestidos de bolinhas em camadas ou blusas volumosas de organza transparente. Os estilistas descreveram a coleção como uma nova imagem feminina de extrema sensualidade.

Gucci

gucci-fashion-week-2
A linha foi uma mudança em relação as anteriores, que eram bem teatrais, de seu antecessor, Alessandro Michele (Daniele Venturelli/Getty Images)

O designer italiano Sabato De Sarno fez sua estreia no comando criativo da Gucci com a coleção Gucci Ancora, com silhuetas simples, cheias de diversão e estilo. “Ancora” em italiano significa “ainda” ou “agora”. No contexto da coleção de moda, “Ancora” foi usado com o significado de “agora, também, então”. O que reflete o desejo de De Sarno de trazer elementos de arquivo da casa para o presente (especialmente as icônicas bolsas Jackie e Bamboo) e criar a oportunidade de se apaixonar pela moda mais uma vez.

Continua após a publicidade

A coleção girou em grande parte em torno de variações de clássicos: coletes brancos, jeans, alfaiataria, tricôs e moletons cinza foram todos apresentados na coleção, estilizados de maneira descontraída e casual.

gucci-milan-fashion-week-2
O designer italiano Sabato De Sarno fez sua estreia no comando criativo da Gucci (Gucci/Divulgação)

Versace

versace-milan-fashion-week-2
Há um flerte com o que a Miu Miu tem feito, um ar mais jovem e divertido (Pietro S. D'Aprano/Getty Images)

Donatella Versace fez seu retorno à Milão após ter apresentado uma coleção em Los Angeles na temporada anterior. O desfile foi realizado em uma passarela xadrez brilhante, cercada por cortinas suspensas do chão ao teto. A estampa apareceu em toda a coleção, que a designer chamou de ‘fresca e gráfica’.

versace-milan-fashion-week
A coleção da Versace evocou os anos 1960 (Pietro S. D'Aprano/Getty Images)

A coleção evocou os anos 1960 com seus vestidos mini, cardigãs comportados, laços e bandanas nos cabelos, além de ternos amplos adornados com botões dourados da Versace. O contraste disso veio com vestidos estilo grego, esvoaçantes, um corte que a Versace faz como ninguém, abraçando a silhueta de uma forma fluída. Há um flerte com o que a Miu Miu tem feito, com um ar mais jovem e divertido, diferente do que vemos geralmente em Versace.

Continua após a publicidade

Ferragamo

Desfile da Ferragamo na Milan Fashion Week
Desfile da Ferragamo na Milan Fashion Week (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)

Uma sensação de leveza e versatilidade permeou toda a coleção de Maximilian Davis para a Ferragamo, com roupas excepcionalmente elegantes. O designer trouxe uma fluidez que por vezes faltou em temporadas anteriores. Vestidos de jersey de viscose foram sobrepostos com corpetes de couro estruturado (uma referência às armaduras renascentistas), sobretudos amplos e a alfaiataria mais ajustada, tanto para homens quanto para mulheres, um contraste de rigor.

ferragamo-milan-fashion-week-2
Uma sensação de leveza e versatilidade permeou toda a coleção de Maximilian Davis para a Ferragamo (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)

Elementos de artesanato também se destacaram, inspirados pelo movimento Arte Povera, da Itália, que busca elevar materiais simples para tornar o cotidiano mais sofisticado – como um vestido com um cinto que parecia ter sido feito com azulejos. Foi apresentada também uma ampla variedade de bolsas e sapatos.

Karoline Vitto

Karoline Vitto – Runway – Milan Fashion Week – Womenswear Spring/Summer 2024
Modelos desfilam no desfile de Karoline Vitto durante a Semana de Moda Feminina de Milão Primavera/Verão 2024 (Vittorio Zunino Celotto/Divulgação)

Karoline Vitto, a promissora estilista brasileira que reside em Londres, tem muito a ensinar ao mundo da moda. Ela faz parte de uma nova geração de estilistas mulheres que inclui Ester Manas e Hillary Taymour, da Collina Strada. Elas rejeitam as perspectivas limitadas que ainda moldam muitas passarelas, tornando-as unidimensionais. Mais uma vez, o elenco de Vitto provou que a beleza não se limita ao padrão de corpo magérrimo. Na Semana de Moda de Londres, no ano passado, o desfile da brasileira foi eleito o mais inclusivo.

Continua após a publicidade
karoline-vitto-milan-fashion-week-desfile
Mais uma vez, o elenco de Vitto provou que a beleza não se limita ao padrão de corpo magérrimo. (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Como disse em entrevista à CLAUDIA, a coleção, sua estreia em Milão, trouxe um uso diferente de metais e uma sensualidade pontual. Ela utilizou sobras da Dolce & Gabbana, incorporando pingentes dos designers italianos em suas criações. A abordagem criativa incluiu o uso de tricô para realçar as curvas do corpo, além de elementos opacos e transparentes em suas peças, predominando vestidos.

Após Milão, temos a Semana de Moda de Paris, que começa hoje (25) e vai até 3 de outubro, encerrando a temporada.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.