Marca torna o absurdo possível ao vender um vestido de refugiada
E é óbvio que a internet não está nada feliz com este vestido.
A gente continua a ficar decepcionadas com os absurdos, mas eles não nos surpreendem mais.
Desta vez, a responsável por tornar o absurdo possível é a marca norte americana UZI NYC que anunciou a venda de um modelo de “Refugee Dress” (“Vestido de Refugiada”, em tradução livre) por 119 dólares!
A marca até chegou a se “explicar” dizendo que deram este nome ao vestido em 2007, “quando não podíamos vislumbrar a possibilidade de escapar da realidade de uma economia global que fugia do controle. Achamos que é importante manter estas questões na esfera do discurso público… Poderíamos ter dado qualquer outro nome ao vestido, mas então não estaríamos tendo este debate“, declarou Mari Gustafson, uma das fundadoras da marca.
Claro que a internet não perdoou. E logo vieram os comentários sobre a ação desastrosa no Twitter:
“Então esta marca achou que seria apropriado vender um vestido de refugiadas? Nojo.”
https://twitter.com/The_Crox/status/892152332238155777/photo/1
Esta outra pessoa pediu que a marca se desculpasse, desse outro nome ao vestido e ainda doasse seus lucros a uma associação de refugiados:
“O site é o ‘UZI NYC’. O nome do vestido é ‘Refugiada’. Olhe para a modelo e sua pose. O que é isso!!??”
Como resposta às críticas, Gustafson ainda disse: “A linguagem que usamos para descrever nossa produção é comum junto à indústria de tecidos, e não faz referência de jeito nenhum a seres humanos. Nós entendemos que, sem intenção, nós ofendemos algumas pessoas com quem compartilhamos as mesmas preocupações, mas neste processo nós também pudemos ampliar o alcance de nossa mensagem.”