Identificar tendências é o segredo do sucesso
Ao identificar tendências antes que elas atinjam a massa, empresas tem um potencial de crescimento enorme.
As tendências estão ao nosso redor. Nós as vemos no que comemos, onde vivemos e como nos conectamos uns com os outros. E mesmo sem percebermos, elas ditam os produtos que queremos e os serviços que desejamos. Smartphones, co-workings, sucos verdes. Nós sabemos quais são as tendências que definem nossas vidas diárias. No entanto, o que muitas vezes não percebemos é como elas se conectam. Os espaços de co-working emergiram para preencher as novas necessidades de uma “classe criativa”, enquanto segurando um suco verde tornou-se um item de status em um mundo onde o bem-estar traz mais cachê social do que riqueza.
As mega tendências duram por anos ou décadas. Ao identificar tendências antes que elas atinjam a massa, empresas tem um potencial de crescimento enorme. Para fazer isso, eles devem conectar os pontos entre diferentes influências para identificar tendências macro, filtrá-las para o DNA da sua própria marca e inovar no momento certo para seus clientes.
Ter sucesso na previsão pode simplesmente garantir o sucesso ou o fracasso das maiores empresas do nosso tempo. Olhe para o exemplo clássico da Amazon: em menos de duas décadas, a empresa cresceu a partir de uma pequena start-up tentando convencer os consumidores a confiar na Internet para uma das maiores empresas do mundo. Desde as raízes do e-commerce até o lançamento do Kindle e seu investimento atual em inteligência artificial, eles investiram corajosamente em tendências, mesmo quando uma visão de curto prazo sugeriu que eles estavam colocando sua empresa em risco.
Não há dúvida de que o que fazemos aqui no WGSN – previsão de tendências – sempre cria um pouco de confusão e curiosidade. Com uma equipe global de editores de primeira classe atendendo a inúmeras feiras, festivais, mercados emergentes e novas lojas, usamos uma fórmula que combina matemática e magia para rastrear as tendências que você vê se desdobrando diariamente. A matemática = dados de varejo globais, e a magia = nossa ciência de analisar os momentos micro e macro-culturais atuais. As tendências estão absolutamente no cerne do que fazemos – e são importantes para todas as marcas, quer elas estejam seguindo as maiores tendências ou tentando ser as primeiras a adotá-las – também chamados de early adopters.
Nos últimos 19 anos, nós, da WGSN, aperfeiçoamos um processo para discernir macro tendências e adaptá-las para nossos clientes, para que esses, por sua vez, crie as peças de roupa, acessórios e todos os produtos que vamos usar em um futuro próximo.