Esta estilista cria vestidos dos sonhos para todos os tipos de noivas
Para Julia Pak, não são as mulheres que têm de se adaptar à moda, mas o contrário. Confira a conversa inspiradora que tivemos com ela.
Julia Pak é uma estilista de noivas que já criou para personagens globais, como os das atrizes Mariana Ximenes, na novela “Haja Coração”, e de Nathalia Dill, em “Rock Story”. Em seu currículo estão, ainda, a criação de todo o figurino usado pela dupla de sucesso Anavitória em uma de suas turnês, e uma participação no reality “Um Show de Noiva”, do canal E!.
Mas não é tanto pela lista de clientes estrelados que Julia chama atenção, e sim por ter uma preocupação constante em desenvolver peças sob medida, sem obedecer a nenhum tipo de padrão ou tendência de moda pré-estabelecidos.
“Mais do que uma proposta, é um meio de ver as coisas. Não é uma comunicação pensada: ‘nossa, vou colocar uma modelo negra e uma modelo plus size‘. É muito mais sobre: ‘como eu não vou colocar isso?’. Colocar só modelos brancas e magras [nas campanhas] não representa o que eu faço. Obviamente muitas marcas também pensam dessa mesma forma, mas eu acho que ainda é uma visão um pouco nova”, dispara, ao MdeMulher.
Ela, que nasceu e cresceu em Vitória (ES), conta que, por ser descendente de japoneses e coreanos e morar em uma cidade distante da sua cultura tradicional, desde os quatro anos de idade usa as roupas como forma de expressão e autoconhecimento. Formada em design de moda pela FAAP, em 2013, e apesar de ser fã e entusiasta de casamentos desde criança, nunca havia pensado em se dedicar ao universo das noivas, até que algumas coincidências do destino fizeram tudo isso mudar.
O começo
Primeiro, foi a conquista do segundo lugar em um concurso de estilistas da própria faculdade, o “FAAP Moda”, que ajudou a tornar seu nome conhecido no meio. Depois, veio a inspiração no dia a dia e o primeiro contato direito com a moda dedicada às noivas, ao trabalhar em uma agência de comunicação que atendia a estilista Emannuelle Junqueira – para ela, uma grande referência como artista do setor. Unindo o útil ao agradável, só faltava um empurrãozinho a mais para que as coisas dessem certo de vez – e ele veio, graças a um pedido de sua prima:
“Uma prima minha engravidou, acabou casando e me ligou. Ela precisava de um vestido e estava com medo de comprá-lo e, depois, ele não entrar mais nela. Ela me perguntou se eu poderia fazer e aquilo, para mim, foi incrível. Eu tinha acabado de participar do concurso, tinha criado uma coleção, e acho que eu peguei aquilo com tanta vontade e tanta alegria, que no casamento dela a maquiadora pediu para que eu criasse o vestido de noiva dela também”, relata.
A partir daí, Julia retomou as aulas de costura, construiu um mini ateliê em seu quarto e passou a desenvolver peças de festa para amigas que estavam se casando ou se formando. Os pedidos só aumentaram, e foi necessária a criação de um site para divulgar seu trabalho. Aí, a estilista foi convidada a participar de um programa de TV, sendo que seis meses depois dele ir ao ar tudo fluiu: ela alugou uma sala comercial para trabalhar e, logo em seguida, inaugurou o próprio ateliê, que existe há dois anos e é seu atual local de trabalho.
Diversidade importa
Apesar do mercado de casamentos ainda ser muito tradicional, Julia enxerga mudanças positivas ao longo dos anos, e usa seu trabalho como ferramenta para que isso continue acontecendo. Para ela, não é sobre criar coleções que abordem a diversidade, como uma motivação momentânea, mas enxergar a diversidade como fator representativo de suas criações.
“Foi a forma que eu encontrei de divulgar o meu trabalho de maneira que fosse coerente com a minha visão das coisas, minha própria realidade. A questão dos casais homoafetivos, pra mim, é uma realidade – não faz sentido eu não mostrar isso. Eu sou uma estilista com origens orientais, criando em um país que tem colonização europeia e temos a raça negra em grande maioria. É muito importante essas pessoas se sentirem representadas e abraçadas, principalmente aqui no país em que a gente vive”, explica.
Servir a todos os tamanhos é mais uma premissa da estilista que, como dissemos, procura desenvolver todas as suas peças sob medida, de acordo com as vontades das próprias noivas: “Nossa maior característica aqui no Brasil são nossas curvas, e a gente não fala sobre elas? Isso é muito complicado. Como que eu vou ter um produto pronta-entrega, aqui nesse país, e pedir para as meninas se encaixarem nessa roupa?”.
É, Julia, realmente não faz o menor sentido.
Serviço:
Julia Pak Atelier – https://www.juliapakatelier.com
Rua Almirante Marques Leão, 787 – Bela Vista – São Paulo
(11) 3253-7803