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Entre a moda e a arte: os acessórios exclusivos e feitos a mão da designer Lane Marinho

Depois de trabalhar em grandes marcas de sapatos, Lane Marinho nada contra a maré do consumismo desenfreado e elabora sapatos que são obras de arte. Conheça aqui um pouco da história da designer que coloca o handmade em primeiro lugar.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 04h46 - Publicado em 22 Maio 2014, 21h00
Isabela Serafim | Bruna Bauer (edição) (/)
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Lane Marinho saiu de Salvador, sua cidade natal, para se aventurar no mercado de sapatos na cidade de São Paulo. Depois de fazer parte do time de estilo de marcas como Schutz, Alexandre Birman e Grendene, quando morou no Rio Grande do Sul, decidiu encarar o desafio de abrir seu próprio negócio e desenvolver um trabalho diferente.

Entre a moda e a arte: os acessórios exclusivos e feitos a mão da designer Lane Marinho

Foto: Divulgação

Sua experiência de 10 anos no setor trouxe boas – e novas – ideias para esses tempos atuais em que as redes de fast fashion estimulam o consumismo desenfreado e, em alguns casos, até exploração de trabalho. É que Lane Marinho desenvolve flats únicas, sob medida e confeccionadas artesanalmente com conchas, pedras, bordados, aplicações em cores e materiais diferentes. Tudo de fato feito à mão e dentro de um contexto de criação manual bem pensado.

A baiana não trabalha com inspiração. “O conceito vem depois, com a criação das peças. O processo de elaboração é inteiramente manual, gosto de por a ‘mão na massa’. Misturo materiais e penso nas minhas referências, no que tenho vontade naquele momento. Então, as partes vão se encaixando dentro de uma concepção.”

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Foto: Divulgação

Além dos acessórios, ela começou a pintar telas há pouco tempo. Com a necessidade de expandir suas ideias, trabalhar com cores e experimentar novas formas de arte, Lane se envolveu com o universo da tinta a óleo e fez um curso no Rio de Janeiro para ter mais afinidade com desenho.

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Trabalhos em tinta a óleo de Lane Marinho.
Foto: Divulgação

O olhar da estilista é, inclusive, voltado para a captação de panoramas e elaboração de desenhos. As fotos de seus pares de sapatos não mostram sapatos avulsos, sobre fundo um branco. Ela cria um cenário mostrando que seus acessórios conversam entre si e são apenas objetos dentro de uma imagem. Com isso, Lane percebeu, naturalmente, uma identificação maior das mulheres com seus produtos.

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“Não tenho uma modelo ou celebridade usando uma sandália, e sim uma peça com alguns elementos que fazem parte de uma linha criativa. Desta forma, mostro que acredito na beleza natural, sem padrões impostos pela mídia e indústria.”

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Lane Marinho
Foto: Divulgação

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Lane alimenta seu site com as novas coleções, abre e responde e-mails todos os dias, compra os aviamentos e materiais para a elaboração das sandálias pessoalmente e cuida do atendimento personalizado. A cliente vai até o atelier e tem as medidas de seus pés tiradas, junto com uma experiência de compra exclusiva. Cada par demora no mínimo 48 horas para ficar pronto e custa em média entre R$ 500 e R$ 600. Os pedidos são feitos por e-mail. 

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Foto: Divulgação

Uma assistente e um sapateiro dão suporte à designer, mas a ideia é que a empresa continue pequena. “Se a marca crescer muito, posso perder a individualidade e a pessoalidade das peças, que são o meu diferencial. O meu foco realmente é continuar com o trabalho artesanal.” E, por que rasteiras? “É muito fácil ficar elegante e bonita com um salto alto. Eu quero solucionar o desafio de manter a classe com os pés no chão. Flats são simples, confortáveis – chics sem esforço.”

Em tempo: dispensar o salto alto nunca foi tão elegante.

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