PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Diesel recebe críticas por vender jaqueta estampada com ofensa homofóbica

No Twitter, as reações à peça foram majoritariamente negativas.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 16 jan 2020, 05h44 - Publicado em 8 nov 2018, 17h42
 (Diesel/Reprodução)
Continua após publicidade

A Diesel, marca luxuosa de street style, vem sofrendo algumas críticas na internet desde a última quarta-feira (07), por comercializar uma jaqueta um tanto quanto controversa em sua última coleção.

A peça, uma bomber jacket preta no valor de 350 libras esterlinas (aproximadamente 1719 reais), pode ser encontrada no site oficial da grife, e chamou a atenção de alguns usuários do Twitter por ser estampada e bordada com a palavra “faggot” (“bicha”, em inglês).

jaqueta-diesel
(Diesel/Reprodução)

Na descrição do produto, feita pela própria Diesel, a jaqueta entra como parte de uma coleção cujo slogan é “The more hate you wear, the less you care”- traduzindo, quanto mais ódio você usar, menos você se importa com ele. Além da bomber, moletons, camisetas e outros casacos que estampam “comentários de ódio”, como “slut” e “imposter” – vadia e impostor, respectivamente – também fazem parte do combo de peças.

View this post on Instagram

Hate comments & chill, with @bellathorne. The more hate you wear, the less you care. #DieselHateCouture . . Photography by @vitali_gelwich Styling by @marcgoehring

A post shared by Diesel (@diesel) on

Continua após a publicidade

A princípio, a ideia por trás da coleção era mostrar que, ao “vestir” essas ofensas, elas perderiam o poder de machucar. A jaqueta em questão, inclusive, foi usada pelo ator Tommy Dorfman (o Ryan, da série “13 Reasons Why”), assumidamente gay, na mais recente campanha publicitária da marca, na qual celebridades e influenciadores poderiam escolher entre os piores comentários já recebidos por eles na internet, e “usá-los” em forma de estampas.

View this post on Instagram

@tommy.dorfman knows it: you don’t make online hate disappear by hiding it. Share your stories of online hate. That’s how we disempower it. For a little extra hate disempowerment, the limited edition “faggot” jacket is now available. And together with @onlythebrave_foundation, Diesel will be donating the profits to @aliforneycenter. The more hate you wear, the less you care. #DieselHateCouture . . . #regram @tommy.dorfman “comment your story of bullying. i love the support y’all are giving to this campaign. i encourage you to share your own stories of bullying. it’s liberating and helps others. the more hate you wear the less you care. thanks again @diesel for this #hatecouture campaign and donating proceeds of this jacket to @aliforneycenter. #faggot #fashion” . . Photography by @vitali_gelwich Styling by @marcgoehring

A post shared by Diesel (@diesel) on

Mas tudo indica que a ideia central, e especialmente a jaqueta, foram recebidas de forma extremamente negativa nas redes sociais, principalmente no Twitter. Alguns usuários descreveram a peça usando palavras como “nojenta”, “homofóbica” e “horrível”:

Continua após a publicidade

“Isso é nojento. Palavras ofensivas estão na moda agora? #homofobia, isso não pode ser permitido”.

Continua após a publicidade

“Sério? Eu não preciso gastar 350 libras para aumentar o meu risco de ser espancado por ser da comunidade queer, obrigado Diesel. Pessoas vivem essas experiências de graça todos os dias (…)”.

https://twitter.com/da_stone/status/1060320987160428549

“Por favor, me digam que isso é uma piada. Eu entendi a mensagem que vocês estão tentando passar, mas como gay e cliente da Diesel há tempos, estou chocado com isso!”.

Continua após a publicidade

“Imagine a arrogância de uma marca de moda que pensa que pode mudar o significado de uma palavra ofensiva usada até hoje contra a comunidade LGBT+ sem a permissão deles”.

Até o momento, a Diesel não havia feito nenhum pronunciamento sobre o ocorrido, e a jaqueta continua disponível para compra no site da marca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.