Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dicas para aproveitar as liquidações de verão de forma consciente

Compras por impulso podem fazer um rombo no orçamento e pouquíssimo bem para o guarda-roupa

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 05h30 - Publicado em 13 jan 2013, 21h00

Não seja uma “shopaholic” maluca como a protagonista de “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”
Foto: Reprodução

 

O verão mal começou e as liquidações já estão a todo vapor em várias lojas do Brasil. E nem tentamos negar: os anúncios nas vitrines são mesmo tentadores. Porém, antes de sair às compras é importante analisar se a oferta vale mesmo a pena e, assim, fazer um consumo mais consciente.

A consultora de imagem, moda e etiqueta Ana Vaz lembra que as compras por impulso podem fazer um rombo no orçamento e pouquíssimo bem para o guarda-roupa. Normalmente, as pessoas pensam que comprar barato é igual a comprar bem. Isso, porém, nem sempre é verdade.

Continua após a publicidade

“Comprar o que realmente usamos é comprar bem. E quanto mais usamos, mais barata vai ficando a compra. Eu não classifico uma peça como barata ou cara somente pelo seu preço absoluto, mas pelo seu preço por uso. E esse é um ponto primordial no momento da compra – com desconto ou não. Uma camisa linda que custou uma pechincha, mas continua pendurada em seu armário com a etiqueta atrelada a ela, custou muito mais caro do que aquela outra que você pagou o dobro, mas é usada com frequência e continua firme e forte sendo combinada com facilidade a outras peças do seu guarda-roupa”, enfatiza.

A seguir, algumas dicas de Ana Vaz para se sair bem neste momento de euforia:


1) Comece por uma faxina no seu guarda roupa

– Antes de começar a se jogar nos descontos, é importante fazer uma avaliação criteriosa do próprio guarda-roupa e retirar dele, por exemplo, tudo que não está em boas condições: peças com bolinhas, puídas, manchadas, desbotadas, apertadas, que não tenham conserto, ou que não são usadas porque não cai bem. Também é interessante fazer uma lista de substituição, pensando em repor somente o que fará falta entre tudo que foi retirado e ainda uma doação de tudo que estiver em condições de ser usado por outras pessoas.

Continua após a publicidade


2)Invista em roupas de trabalho

– Existem pessoas que odeiam comprar roupa para trabalhar e sempre acham que o investimento não vale porque “roupa boa” é aquela que se usa para sair e só vale pagar mais caro nestas peças. Isso é um erro, e a época de liquidações é o momento certo de comprar. Compre peças de boa qualidade, que projetem um ar de sucesso — tecidos e cortes de bom caimento, acabamento bem feito, costuras retas, linha da cor do tecido, com botões bonitos e bem pregados. É importante fazer uma lista com pelo menos 5 itens que poderiam enriquecer o guarda-roupa profissional. Comprar no mínimo uma (a mais cara, de preferência). O restante pode ser incluído aos poucos, futuramente.


3) A regra de três

– Só compre se tiver certeza de que as novas aquisições serão usadas. Uma ajuda é “pensar 3”: analisar se existem 3 outras peças que possam ser usar com elas, se não a pobrezinha vai ficar pendurada no armário. E se a pessoa quiser ser muito criteriosa, pensar se consegue usá-las em três produções diferentes, principalmente com as peças mais caras.

 
4) Vá logo! 

– Não deixe tudo para o final da temporada de liquidações. Quem puder se antecipar, melhor. No final da temporada de promoções os descontos estarão maiores, mas muita coisa boa já terá ido embora.

Continua após a publicidade


5) Vá sozinha

– Vá às compras sozinha. Isso diminui a tentação de comprar errado. Sabe aquela pessoa que acha que a outra deve comprar porque ela amou? Ou que tudo está muito barato? Isso pode acabar atrapalhando!
 

 

Dicas como estas só devem trazer benefícios a curto e longo prazo, tanto para quem quer economizar de verdade e como também para quem não quer se arrepender futuramente.

Continua após a publicidade

 

 


Sobre Ana Vaz

Continua após a publicidade

Consultora, autora, docente e palestrante das áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta. Ana possui clientes atendidos no Brasil, Inglaterra e México.

É autora dos guias “Pequeno Livro de Estilo – Guia Para Toda Hora” e “Pequeno Livro de etiqueta – Guia Para toda Hora”, pela Editora Verus, com mais de 60 mil cópias vendidas. Especializada em Consultoria de Estilo & Imagem Pessoal e Análise de Cores pela First Impressions Image Consulting, uma das consultorias líderes de seu segmento no Reino Unido.

É professora dos cursos de Estilismo & Coordenação de Moda e de Etiqueta Social no SENAC Campinas.

Contatos para imprensa:
Novità Comunicação Estratégica

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.