Como fazer um casaco de crochê
Acompanhe o passo a passo para fazer um cardigã em crochê cru, peça básica para usar no dia a dia
Material
· 2 cones de 250g na cor 004 (cru) Pingouin Cristal
· Agulha para crochê nº 2
· 5 botões
· Tamanho da peça: 36/38
Pontos empregados
Correntinha Ponto Baixíssimo – introduzir a agulha, 1 laçada, puxar o ponto e passá-lo diretamente no ponto da agulha.
Ponto Baixo – introduzir a agulha, laçar, puxar o ponto e com outra laçada rematar todos os pontos.
Meio Ponto Alto – 1 laçada, introduzir a agulha e puxar o ponto. Com outra laçada rematar todas as laçadas na agulha.
Ponto Alto – 1 laçada, introduzir a agulha e puxar o ponto, 1 laçada, rematar 2 pontos. Com outra laçada rematar todas as laçadas na agulha.
Ponto Alto Duplo – 2 laçadas, introduzir a agulha e puxar o ponto, 1 laçada, rematar 2 pontos, 2 vezes e com outra laçada rematar todas as laçadas na agulha.
Ponto Fantasia – seguir o gráfico.
Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto fantasia = 3 repetições x 14 carreiras
Execução
Fazer um molde em papel em tamanho real, seguindo as medidas e modelagem indicadas para as partes.
Frente e costas
As partes da frente e das costas são feitas numa só peça. Começar com 289 correntinhas, mais 1 correntinha para virar. Trabalhar em ponto fantasia, seguindo o gráfico. A 45 cm do início, formar as cavas deixando de trabalhar sobre os 4 cm entre as partes da frente e das costas, como mostra o molde. Trabalhar agora cada parte separadamente. Para as costas, continuar trabalhando sobre os 32 cm centrais até obter 62 cm do início. Rematar o fio. Para a frente direita, a 50 cm do início, deixar de trabalhar sobre os 7 cm da direita. Em seguida, aumentar à direita os pontos necessários seguindo o molde, formando o arredondado da gola. A 62 cm do início, rematar o fio. Para a frente esquerda, trabalhar como a frente direita invertendo as formações.
Mangas
Começar com 73 correntinha, mais 1 correntinha para virar. Trabalhar em ponto fantasia, acompanhando o molde e fazendo de cada lado os aumentos necessários. A 46 cm do início, formar a parte superior da manga, fazendo as diminuições necessárias. A 54 cm do início, rematar o fio.
Montagem
Fechar os ombros. Fechar as mangas e pregá-las. Trabalhar uniformemente ao longo das beiradas das partes da frente e do decote das costas, fazendo 4 carreiras em ponto baixo. Ao mesmo tempo, durante a execução da 3ª carreira, fazer 5 casas para botão (2 correntinhas, pular 2 pontos baixos de base) a espaços regulares ao longo da beirada da frente esquerda. Na beirada inferior da peça, trabalhar a 1ª carreira do ponto fantasia para formar o biquinho. Fazer o mesmo ao redor das beiradas das mangas. Dobrar a gola para o direito (seguindo a linha pontilhada do molde) e prender com pontos invisíveis. Pregar os botões.