Asos e Puma glamurizam pixação e geram polêmica
Vídeo de divulgação da nova coleção traz como personagens centrais pixadores de São Paulo
Cena do fashion film da Asos, que traz pixação em São Paulo como tema
Foto: Reprodução
A loja online Asos, queridinha das antenadas que gostam de buscar peças diferentes internet afora, acaba de se meter em uma polêmica das boas em parceria com a Puma. Para o lançamento da coleção masculina de Outono da linha ASOS Black X Puma, as marcas divulgaram o curta-metragem Os Pixadores, retratando as aventuras de um grupo em São Paulo.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=o6dhT9YqxWk?rel=0%5D
O vídeo em si é muito bem produzido: com belas imagens, edição envolvente e uma ótima trilha sonora, o vídeo não deve em nada aos fashion films que têm sido produzidos nos últimos anos por várias grifes como alternativa criativa para a divulgação de suas coleções. O problema está no conteúdo. No material, os personagens são chamados de artistas, e a pichação é tratada como Grafitti (em inglês é a única palavra disponível, enquanto em português a enorme diferença entre as duas manifestações vive sendo debatida). Apesar da aparente boa repercussão no Youtube, o vídeo gerou bastante polêmica entre as pessoas que defendem que pixação não é arte, mas sim vandalismo.
Linha ASOS Black X Puma
Foto: Divulgação
É provável que a marca tenha buscado uma temática polêmica e radical para atrair jovens da nova classe C no Brasil, pesquisados como público consumidor da marca? Se for este o objetivo, certamente ela conseguiu. Benetton já fez isso e se deu bem no passado. De qualquer forma, o vídeo tenta exaltar a criatividade e ousadia, mas acaba pisando em um terreno espinhoso ao tentar envolver em glamour uma prática que é considerada crime no país.