As principais tendências de verão da Semana de Moda de Paris
Top cropped, babados e ombro estruturado são uns dos hits que desfilaram nas passarelas parisienses
Babados
Um dos grandes destaques das coleções exibidas em Paris foi o babado. No entanto, em vez de o efeito romântico surgir em peças inteiras, como saias e blusas, ele serviu apenas de adorno e enfeitou golas, mangas, pepluns e barras assimétricas. O twist de feminilidade e charme foi destacado principalmente por Dries van Noten, Chloé, Givenchy e Balenciaga.
Givenchy, Balenciaga, Dries van Noten e Chloé
Fotosite
Branco ou preto total
O branco e o preto apareceram juntos no mesmo look por meio de listras, sobreposições ou estampas geométricas, mas foram em looks monocromáticos que eles realmente se destacaram em Paris. A cor clara reinou nos desfiles da Christian Dior, Hermès, Paul & Joe e Rochas, apenas para citar algumas grifes.
Já a escuridão total, geralmente associada à austeridade do inverno, promete tomar conta também das composições de verão seja em vestidos fluidos, com renda ou transparência, ou em produções mais sóbrias, inspiradas na alfaiataria e com referências masculinas. Akris, Ann Demeulemeester, Valentino e Saint Laurent Paris investiram na tendência.
Hermès, Christian Dior, Paul & Joe e Rochas
Fotosite
Valentino, Saint Laurent Paris, Akris e Ann Demeulemeester
Fotosite
A proposta é escolher apenas um dos tons neutros para se vestir da cabeça aos pés.
Cropped
Os tops curtinhos já haviam sido sensação nas semanas de moda nacionais e prolongaram sua estada na moda, como sugerem os desfiles de Cacharel, Céline, Guy Laroche e Rochas. Agora o corte aparece em modelagens boxy, que remetem ao closet masculino, com manga comprida sobreposto a um vestido ou tomara que caia, fazendo par com saias do mesmo tecido.
Céline, Rochas, Guy Laroche e Cacharel
Fotosite
Couro
Material usado predominantemente no inverno, o couro continua em alta na estação mais quente do ano. Ele deu forma a jaquetas e emprestou também seu caráter luxuoso a vestidos tanto acinturados quanto de corte reto quimonos, saias, shorts e conjuntinhos. Os acabamentos, inclusive, são os mais variados, aparecendo em versões enceradas, glossy, brilhantes e decoradas. O tecido reinou nas passarelas da Carven, de Felipe Oliveira Baptista, da Mugler e da Valentino.
Valentino, Carven, Felipe Oliveira Baptista e Mugler
Fotosite
Ombro estruturado
Os ombros ganharam destaque nas passarelas de verão 2013 fato confirmado pela profusão de looks que os valorizavam, como os vestidos tomara que caia e com uma alça só. Mas foi o flashback dos anos 1980 e 1990, décadas marcadas por blazers com ombreiras extremamente volumosas, que conquistou os fashionistas. A Balmain, conhecida por suas peças pontiagudas, não deixou a tendência escapar, assim como Stella McCartney, Roland Mouret e Alexander McQueen.
Stella McCartney, Alexander McQueen, Roland Mouret e Balmain
Fotosite