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A representatividade do negro na moda e na beleza brasileira

20 de novembro é dia da Consciência Negra.

Por Elisa Duarte
Atualizado em 21 jan 2020, 01h53 - Publicado em 20 nov 2016, 11h14
 (Karine Basilio/)
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O Brasil é o pais mais negro fora da África. Quem diz isso são os próprios brasileiros, 50,7 % da população se autodeclara negra e parda (Censo 2010). 47,7% da população se diz branca. Então, os negros não eram maioria antes de 2010? O que mudou foi a identificação do brasileiro com cor e raça.

Vemos o reflexo desse pensamento na beleza e também na moda. O retorno dos cachos, a maior diversidade no mercado da beleza, o desfile do Emicida no SPFW, o maior número de modelos e atrizes negras nas capas de revistas, as marcas com identificação afro, os festivais como Black na Cena, o sistema de cotas nas universidades, o seriado Mister Brau na TV, a peça O Topo da Montanha, a apresentação da MC Sofia e Karol Conká na abertura das Olimpíadas. De fora, o Oscar da Lupita, a eleição de Barack Obama, a força da Michelle, a comoção mundial com a morte de Nelson Mandela. São conquistas do pensamento, da economia, do ativismo digital.

Não por acaso, Taís Araújo é uma das celebridades mais influentes entre os jovens: “Adoro ser um ícone para outras meninas negras. Quando eu era mais nova, era carente de ícones. Você só via aquelas bonecas loiras e de olhos azuis no mercado e esse era um padrão de beleza impossível de alcançar. Isso é cruel. Sinto-me orgulhosa em ser uma referência”, disse em entrevista à ESTILO.

Paralelo ao sucesso dos pretos, correm os racistas e seus crimes virtuais. Artistas como Taís Araújo e Ludmilla, a jornalista Maju Coutinho, e recentemente a pequena Titi, filha dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, foram alvos de ataques nas redes sociais. Mas os racistas não ficaram impunes. Racismo é crime. E alguns culpados respondem na justiça.

Para celebrar o dia 20 de novembro, selecionamos algumas personalidades do mundo da moda que arrasam na representatividade:

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