CLIQUE E ASSINE A PARTIR R$ 6,90/MÊS

5 dicas para montar uma linda árvore de Natal

Quando o assunto é árvore de Natal, a ordem dos fatores altera o produto, sim!

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 17 jan 2020, 12h06 - Publicado em 26 nov 2017, 08h16

Já te orientamos sobre o melhor jeito de escolher a árvore de Natal de acordo com seu espaço, lembra? Agora que você tem um modelo de pinheiro para chamar de seu, resta descobrir o segredo para montá-lo: qual a ordem dos enfeites, em que momento entram as luzinhas, onde vai o presépio…

Para resolver esses e outros dilemas natalinos, contamos com uma mãozinha de duas conhecedoras do assunto – Simone Scottini , consultora de estilo da Círculo S/A e Cecília Dale, decoradora – que ensinam, em cinco etapas, como montar a árvore de Natal e deixar sua casa ainda mais preparada para as festas. 

View this post on Instagram

I predict many more bauble casualties 😩😬😂 #festiveseason #christmastree🎄

A post shared by Jessica Sidhu (@jessica_emma) on

1. Comece pelos galhos

O primeiro passo é moldar os galhos da sua árvore – isso evita que o pinheiro fique com buracos quando finalizado. Se sua árvore possui galhos soltos, comece encaixando as peças pela base (galhos maiores), até chegar ao topo (galhos menores). Para árvores que já vêm com os galhos encaixados, o processo é parecido: comece abrindo com cuidado os galhos de baixo e vá subindo. Dê uma olhada geral para ver se a árvore está equilibrada – se quiser, vale cobrir os pés da árvore com uma “saia” própria para isso.

https://www.instagram.com/p/Bb4XsxOFlEY/

2. Hora das luzes

Logo após montar a estrutura da árvore é hora de colocar as luzinhas – lembrando que, se você tem animais de estimação em casa, o ideal mesmo é evitá-las. O pisca-pisca deve ser posicionado de baixo para cima, por conta das tomadas, que costumam ficar mais próximas do chão. Uma dica é decorar a árvore com as luzinhas já acesas – assim, a visão do resultado final final ficará mais evidente. Vá trançando as luzes entre os ramos da árvore, e procure não deixar fios aparentes.

View this post on Instagram

"My Christmas Tree 😊❤" #closetochristmas #christmastree🎄 #redball #angelontop #gifts #santaclaus #snowman #lights #christmaslights #aroundthecorner #lasvegas #indiana #chicago #miamibeach #california #newyork #monaco #japan #china #russia #washingtondc #france🇫🇷 #spain❤️

A post shared by Alex Kazama (@alexdarkness1313) on

3. Enfeites e bolas de Natal

Laços e outros enfeites maiores têm prioridade na fila: vão antes dos mais delicados e até mesmo das bolas de Natal. Distribua todos os penduricalhos de forma harmoniosa, respeitando o espaço livre da árvore. Logo em seguida, coloque as bolas nos locais não preenchidos – elas podem ser penduradas tanto embaixo dos laços quanto entre eles.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

Day off on Friday, Mr. Buble is on, my christmas tree is on the way, my adorable dog is snuggling on my lap, and a pot of chritmas coffee is ready. Let the annual Christmas preperation begin! #holiday#thanksgiving#christmas#christmastree🎄#coffee#candycane#shoppingfun#크리스마스#연말준비#일상#인스타데일리

A post shared by Equilibrium✨ (@aj_serendipper) on

4. Finalização

Enfeites menores fecham a decoração e dão o acabamento que faltava. Ramos natalinos dão um toque charmoso e deixam a árvore bem volumosa. Esse é o momento de revisar seu trabalho: repare se há espaços livres entre os galhos, se as luzes estão bem colocadas e se você prendeu bem cada um dos enfeites.

View this post on Instagram

Getting all the decorations ready for collecting our Christmas tree later 🎄 I get more like my mother every day 😂 #christmas #christmastree #baubles #disney #harrypotter #festive #nevertooearly

A post shared by E L L E A R M S T R O N G (@ellearmstrong) on

5. Detalhes

Tem crianças em casa? O melhor a fazer é posicionar a árvore no chão, em um canto da sala – o espaço ficará livre para circulação de pessoas e os presentes ficarão mais acessíveis para os pequenos.

Caso você não tenha o hábito de colocar presentes embaixo da árvore, deixe outros enfeites em destaque, como o tradicional presépio, bonecos de neve ou até um Papai Noel decorativo. Quanto mais peças artesanais você utilizar na composição, mais exclusiva e criativa será a sua árvore.

https://www.instagram.com/p/Bb4XwyxHZDh/?tagged=christmastree

Bônus: desmontando a árvore

Antes de dar férias para a sua árvore de Natal, é importante tratá-la com carinho. Para isso, verifique se todos os enfeites foram retirados dos galhos, use um pano limpo ou escova de cerdas macias para tirar o pó e resíduos de enfeites. Depois, feche cuidadosamente cada um dos galhos, de modo que as folhas não fiquem amassadas. Tente guardar seu pinheiro na caixa original, que já possui as medidas certas para acomodá-lo, e o mantenha em um local seco e ventilado.

A árvore quebrou? Procure consertá-la logo, de preferência antes de guardá-la – você terá menos uma preocupação para o Natal do ano seguinte.

Continua após a publicidade

Publicidade