Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

8 jeitos de usar bicarbonato de sódio na limpeza da casa

Ele ajuda a deixar a cozinha brilhando, tira a gordura, o cheiro da geladeira e até desentope!

Por Daniella Grinbergas Atualizado em 16 jan 2020, 08h56 - Publicado em 17 set 2018, 15h54

Todo mundo tem um saquinho de bicarbonato de sódio em casa, mas o que nem todo mundo sabe é o poder de limpeza que esse pozinho branco possui. Eficiente para absorver odores, ele ainda é um ótimo aliado para desengordurar, dar brilho e tirar manchas.

Que fazer o teste? Anote as receitinhas caseiras e boa faxina!

 

1. Forno e fogão impecáveis

Para deixar tudo limpinho, misture uma colher de bicarbonato em água quente (500 ml) e espalhe com um pano limpo. Depois, basta esfregar com esponja macia e enxugar com pano seco.

 

2. Ralos desentupidos

O bicarbonato tem ação desengordurante, portanto ajuda a desentupir encanamentos que estejam obstruídos pela gordura. A misturinha deve ser feita com uma xícara de bicarbonato, uma de sal e uma chaleira de água fervendo. Se precisar de uma ajuda extra, acrescente vinagre.

 

3. Geladeira limpa e sem odores

Prateleiras e todo interior da geladeira podem ser limpos com um preparado de água, bicarbonato e sabão. E se o problema for o cheiro de comida, é só deixar um potinho aberto com bicarbonato no interior (e trocá-lo a cada três meses).

 

4. Plásticos sem manchas

Continua após a publicidade

Sabe aqueles potinhos que ficam impregnados com molho de tomate ou marcados por outros alimentos? Basta esfregar ali uma mistura de suco de limão e bicarbonato. Para tirar o cheiro da comida, prepare uma solução de bicarbonato e água e deixe de molho por 30 minutos.

 

5. Rejunte renovado

Faça uma pasta bem concentrada de bicarbonato e água morna, espalhe em toda a superfície com uma escova, espere 30 minutos e enxague.

 

6. Panela recuperada

Nada de sofrer para tirar o que grudou na panela. Coloque bicarbonato na esponja com detergente e esfregue a superfície queimada. Se a marca persistir, deixe de molho com água quente e bicarbonato por 10 minutos.

 

7. Inox brilhando

Superfícies de aço inox podem ficar mais brilhosas se forem limpas com uma solução de bicarbonato e água. Esfregue, enxague e seque com pano macio.

 

8. Roupa branquinha

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato no sabão em pó quando for colocar as roupas claras na máquina de lavar.

Continua após a publicidade
Publicidade