Quarto estilo camarim para a pré-adolescente
A tia, arquiteta, satisfez o desejo da menina de 10 anos investindo pouco dinheiro em ideias descoladas de decoração, móveis prontos e utensílios coloridos.
“Eu tinha uma sobrinha pe-quena. Digo que tinha por-que outro dia ela falou: `Tia, quero um quarto de gente grande. Só então percebi que Victória já havia chegado aos 10 anos”, conta a arquiteta Érika Rossi. Como em poucos meses a família trocaria São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, por uma cidade interiorana, Érika custou a convencer a irmã e o cunhado de que promover a repaginação daria à garota um espaço adequado à sua pré-adolescência. Os apelos só foram ouvidos quando se estabeleceu uma condição: gastar o mínimo possível e apenas em itens que acompanhassem a mudança de endereço. Nada melhor para quem já sonhava com um camarim! Já que revestimentos e armários estavam fora dos planos, elas se concentraram nas araras de roupas, nos espelhos, no tapete e nos acessórios, que encheram de charme o ambiente.
O armário deu lugar a cabideiros
º O guarda-roupa embutido, que ficava onde hoje está a cama, precisou ser retirado devido a uma infiltração na parede.
º Resolvida a questão, Victória ficou sem lugar para dispor roupas e sapatos, motivo pelo qual usava o armário da mãe.
º Agora, dois cabideiros de chão abrigam os modelitos e os calçados.
Roxo e pink aquecem o ambiente
º Complementos nos tons preferidos da dona do quarto respondem pela renovação, já que a arquiteta manteve ilesos itens significativos, como o piso cerâmico, a cama, a TV e as paredes brancas.
º Como não há armários, caixas organizadoras coloridas guardam calcinhas e meias, diários, acessórios e todas as miudezas que uma adolescente coleciona.
º Os estudos exigiam uma escrivaninha, enquanto o visual de camarim pedia uma penteadeira. E quem disse que havia espaço para ambas? Depois de muita procura, Érika encontrou um móvel que deu conta dos dois recados e por um preço acessível.
º Acima do espelho, não poderia faltar uma luminária com seis lâmpadas bolinha…
Personalidade nas escolhas e mão na massa!
º As araras foram a alternativa mais prática e barata para as roupas. A estrutura metálica já tem uma área de sapateira, e os cabides de acrílico colorido dão o charme. Para conferir o look, é só recorrer ao espelho de corpo inteiro, apoiado entre os cabideiros.
º Outro detalhe chamativo é o manequim preto, usado por costureiras. Aqui, acolhe acessórios de Victória e traz um ar descolado.
º Os pufes, as almofadas, as cortinas e o tapete – sempre em roxo, pink ou com detalhes nesses tons – tornaram o ambiente mais aconchegante para os encontros entre amigas.
º A menina fez questão de participar de todas as etapas do novo projeto, das compras à decoração. Foi ela quem montou a cortina de contas que separa o banheiro do quarto, feita com um rolo de fio de silicone no 6, contas e flores de acrílico – sete pacotes com 50 g de bolas e 13 com 25 g de flores (Rika Bijoux). Para fixar, bastaram seis ganchinhos com bucha da Fixtil (C&C).
º Araras
Com sapateira e 24 cabides. Bella Vitrine
º Pufes
Duas peças de 40 x 40 x 38 cm*. Bella Vitrine
º Banqueta
Fly (modelo similar). Bella Vitrine
º Escrivaninha
Angel, de madeira. (76 x 51 x 98,5 cm), Tok & Stok
º Luminária
Camarim. Yamamura
º Caixas
Quatro unidades Radical Pink (43 x 31 x 31 cm). Leroy Merlin
º Manequim
Bella Vitrine
º Espelhos
Têm 40 x 50 cm (C&C) e 1,59 x 0,48 m (Armarinhos Fernando)
º Tapete
Aroeira, de algodão (1,50 m de diâmetro). Politex
º Almofadas
Cinco de tecido liso de 40 x 40 cm, da Leroy Merlin. As listradas esgotaram
º Cortina
Saiu de linha. Modelo similar: Bremen (1,40 x 2,60 m). Leroy Merlin