Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chuva de meteoros Táuridas do Sul poderá ser observada do Brasil

O fenômeno astronômico começa hoje (4) e vai até dia 25 de novembro

Por Raíssa Basílio
4 nov 2022, 14h11

Na noite desta sexta-feira (4), teremos uma chuva de meteoros, a Táuridas do Sul, resquício do cometa Encke. Esse fenômeno acontece todos os anos e é causado pelo movimento da Terra em torno do Sol atravessando a trilha do Encke, e forma um belo espetáculo de estrelas cadentes que, neste ano, poderão ser vistas em todo o Brasil. 

O momento Táuridas do Sul será hoje, dia 4 de novembro, pois é o pico mais central do trajeto do cometa, mas o evento segue ativo até o dia 25, perdendo sua intensidade ao longo das semanas. Por apresentar meteoritos maiores e coloridos, quando entram na atmosfera da Terra eles explodem de uma forma brilhante e intensa. 

Que horas acontece a chuva de meteoros Táuridas do Sul?

O fenômeno toma conta do céu a partir das 20 horas, quando nasce a constelação de Touro, o radiante da chuva (ponto no céu de onde os meteoros parecem originar de acordo com o planeta em que o observador está) que dá nome ao acontecimento, e segue noite adentro, por toda a madrugada. O pico será por volta da meia-noite, melhor horário para observação já que o radiante estará mais alto e a Lua mais baixa.

Como faço para observar?

Para assistir à chuva de meteoros Táuridas do Sul é bom estar em um local alto, longe da poluição luminosa. Como está frio em boa parte do país, é importante se agasalhar, pegar uma cadeira reclinável e esperar pelo espetáculo.

Caso você não consiga observar o evento, ainda neste mês, mais uma chuva de estrelas cadentes poderá ser vista: a Leônidas. O pico ocorre entre os dias 17 e 18 de novembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.