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Defeso criativo: pescadores viram anfitriões culturais em Ubatuba

Viva Ubatuba de um jeito novo: pescadores guiam roteiros culturais durante o defeso

Por Da Redação
Atualizado em 10 abr 2025, 14h40 - Publicado em 10 abr 2025, 12h53
Durante período em que a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho, pescadores poderão aproveitar o momento para promover a herança cultural de Ubatuba.
Durante período em que a pesca é suspensa para preservar o ecossistema marinho, pescadores aproveitarão a pausa para promover a herança cultural de Ubatuba.  (William Peixinho / 500px/Reprodução)
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A marca Corona inova ao apresentar o projeto “Pescadores de Histórias” em Ubatuba, litoral de São Paulo. Durante o período de defeso, quando a pesca é temporariamente suspensa para a preservação do ecossistema marinho e o equilíbrio da vida no mar, a iniciativa oferece uma alternativa criativa e sustentável para os pescadores locais. Em parceria com a agência Africa Creative, o projeto transforma o defeso em uma oportunidade para impulsionar a economia turística local e valorizar o talento e a cultura dos profissionais do mar.

Defeso em Ubatuba vira roteiro turístico com pescadores e apoio da Corona.
Defeso em Ubatuba vira roteiro turístico com pescadores e apoio da Corona. (Divulgação/Divulgação)

Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba (SP), os pescadores da região assumirão o papel de anfitriões culturais. Deixando de lado seus barcos de pesca, eles guiarão turistas em roteiros turísticos que exploram as paisagens naturais exuberantes, as lendas locais transmitidas oralmente através das gerações e os saberes tradicionais da comunidade caiçara.

Gabriela Gallo, Diretora de Marketing da Corona no Brasil, destaca: “‘Pescadores de Histórias’ reflete a filosofia da Corona: buscar soluções criativas para questões reais, como o defeso, valorizando as pessoas, o meio ambiente e a imaginação. Nascemos na praia e nossa conexão com a natureza é intrínseca. Acreditamos no poder das boas histórias para gerar impacto positivo, fomentar o turismo e proporcionar experiências únicas aos consumidores.”

A estrutura do projeto inclui um quiosque temático, barcos para os passeios, guias locais (os próprios pescadores), promotores e souvenirs exclusivos inspirados nas narrativas dos pescadores. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir lembranças que celebram a rica cultura e o imaginário da região de Ubatuba.

Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative, explica: “Nosso desafio foi converter o período obrigatório de inatividade da pesca em uma chance de conexão e valorização da cultura local, com foco na sustentabilidade tanto para os peixes quanto para os pescadores. Resignificamos o defeso como uma experiência turística imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida marinha. A campanha reforça o propósito da Corona de celebrar a vida ao ar livre e incentivar o turismo, criando laços emocionais duradouros com o público.”

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Para ampliar o alcance e o impacto do projeto, a Corona investiu em formatos de divulgação especiais. Uma das histórias de Picinguaba será lançada em formato de animação, e os contos dos pescadores serão eternizados em um livro exclusivo, contendo cinco lendas locais e produzido com materiais reciclados das praias, como madeira de barcos, redes de pesca e lonas.

Os próprios pescadores serão os protagonistas da campanha de marketing, que será veiculada nas redes sociais da marca, em voos da Azul e em salas de cinema em todo o país.

A identidade visual da campanha “Pescadores de Histórias” foi desenvolvida em parceria com o estúdio Black Madre, conhecido por seu trabalho artesanal.

A estética do projeto utiliza elementos entalhados em madeira e técnicas de mixed media para realçar a riqueza cultural caiçara. A arte é inspirada em objetos da vida local, com destaque para os barcos, a principal ligação dos pescadores com o mar.

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Um dos destaques audiovisuais é “A Ilha Rachada”, um curta-metragem que combina live action (produzido pela Recôncavo) e animação com texturas de madeira digitalizadas (pela Black Madre), com trilha sonora da Loud. Assista a seguir:

Serviço

Data: 12, 13, 19 e 20 de Abril

Horário: das 9h às 18h

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Local: Picinguaba – SP

Requisitos: reserva via plataforma Sympla

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