Defeso criativo: pescadores viram anfitriões culturais em Ubatuba
Viva Ubatuba de um jeito novo: pescadores guiam roteiros culturais durante o defeso

A marca Corona inova ao apresentar o projeto “Pescadores de Histórias” em Ubatuba, litoral de São Paulo. Durante o período de defeso, quando a pesca é temporariamente suspensa para a preservação do ecossistema marinho e o equilíbrio da vida no mar, a iniciativa oferece uma alternativa criativa e sustentável para os pescadores locais. Em parceria com a agência Africa Creative, o projeto transforma o defeso em uma oportunidade para impulsionar a economia turística local e valorizar o talento e a cultura dos profissionais do mar.

Nos dias 12, 13, 19 e 20 de abril, na Praia de Picinguaba, em Ubatuba (SP), os pescadores da região assumirão o papel de anfitriões culturais. Deixando de lado seus barcos de pesca, eles guiarão turistas em roteiros turísticos que exploram as paisagens naturais exuberantes, as lendas locais transmitidas oralmente através das gerações e os saberes tradicionais da comunidade caiçara.
Gabriela Gallo, Diretora de Marketing da Corona no Brasil, destaca: “‘Pescadores de Histórias’ reflete a filosofia da Corona: buscar soluções criativas para questões reais, como o defeso, valorizando as pessoas, o meio ambiente e a imaginação. Nascemos na praia e nossa conexão com a natureza é intrínseca. Acreditamos no poder das boas histórias para gerar impacto positivo, fomentar o turismo e proporcionar experiências únicas aos consumidores.”
A estrutura do projeto inclui um quiosque temático, barcos para os passeios, guias locais (os próprios pescadores), promotores e souvenirs exclusivos inspirados nas narrativas dos pescadores. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir lembranças que celebram a rica cultura e o imaginário da região de Ubatuba.
Nicholas Bergantin, co-CCO da Africa Creative, explica: “Nosso desafio foi converter o período obrigatório de inatividade da pesca em uma chance de conexão e valorização da cultura local, com foco na sustentabilidade tanto para os peixes quanto para os pescadores. Resignificamos o defeso como uma experiência turística imersiva que aproxima as pessoas da essência da vida marinha. A campanha reforça o propósito da Corona de celebrar a vida ao ar livre e incentivar o turismo, criando laços emocionais duradouros com o público.”
Para ampliar o alcance e o impacto do projeto, a Corona investiu em formatos de divulgação especiais. Uma das histórias de Picinguaba será lançada em formato de animação, e os contos dos pescadores serão eternizados em um livro exclusivo, contendo cinco lendas locais e produzido com materiais reciclados das praias, como madeira de barcos, redes de pesca e lonas.
Os próprios pescadores serão os protagonistas da campanha de marketing, que será veiculada nas redes sociais da marca, em voos da Azul e em salas de cinema em todo o país.
A identidade visual da campanha “Pescadores de Histórias” foi desenvolvida em parceria com o estúdio Black Madre, conhecido por seu trabalho artesanal.
A estética do projeto utiliza elementos entalhados em madeira e técnicas de mixed media para realçar a riqueza cultural caiçara. A arte é inspirada em objetos da vida local, com destaque para os barcos, a principal ligação dos pescadores com o mar.
Um dos destaques audiovisuais é “A Ilha Rachada”, um curta-metragem que combina live action (produzido pela Recôncavo) e animação com texturas de madeira digitalizadas (pela Black Madre), com trilha sonora da Loud. Assista a seguir:
Serviço
Data: 12, 13, 19 e 20 de Abril
Horário: das 9h às 18h
Local: Picinguaba – SP
Requisitos: reserva via plataforma Sympla
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.