Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Cientista brasileira recebe honraria e se iguala a Einstein e Mandela

Angela Olinto fez história ao se tornar, na mesma semana, integrante de duas academias de ciências dos Estados Unidos

Por Da Redação Atualizado em 18 Maio 2021, 16h02 - Publicado em 18 Maio 2021, 15h56

A professora e cientista brasileira Angela Villela Olinto, de 59 anos, fez história ao se tornar, na mesma semana, membro de duas academias de ciências dos Estados Unidos: a Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Ciências. 

Com o reconhecimento da Academia Americana de Artes e Ciências, Angela igualou seu nome ao de grandes figuras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin, Nelson Mandela, Winston Churchill e Martin Luther King.

Eleita também na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a cientista conquistou uma das 120 vagas disponíveis da organização, que é responsável por aconselhar o governo americano em assuntos relacionados à ciência e tecnologia.

“Foi surpreendente ser membro das duas academias praticamente ao mesmo tempo, o reconhecimento dos colegas é sempre o mais difícil”, disse Angela Vilela em entrevista ao portal R7.

“As academias têm uma grande importância porque influenciam os investimentos do Congresso, poderei dar a minha opinião  e contribuir de outras maneiras além da pesquisa.”

Os passos trilhados por Angela

Formada em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a cientista também é doutora na mesma área, tendo se especializado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Na Universidade de Chicago, Angela ainda se tornou a primeira mulher a dar aula no departamento de Física da instituição, além de ter sido escolhida como reitora.

Uma das pioneiras na pesquisa da astropartículas, a professora é responsável por dezenas de projetos em parceria com a NASA, sendo a principal investigadora da missão espacial Probe Of Extreme Multi-Messenger Astrophysics (POEMMA), que deve ser lançada em 2023.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade