PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Cientista brasileira recebe honraria e se iguala a Einstein e Mandela

Angela Olinto fez história ao se tornar, na mesma semana, integrante de duas academias de ciências dos Estados Unidos

Por Da Redação
Atualizado em 18 Maio 2021, 16h02 - Publicado em 18 Maio 2021, 15h56
Angela Olinto
 (Foto: John Zich / University of Chicago Magazine/Reprodução)
Continua após publicidade

A professora e cientista brasileira Angela Villela Olinto, de 59 anos, fez história ao se tornar, na mesma semana, membro de duas academias de ciências dos Estados Unidos: a Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Ciências. 

Com o reconhecimento da Academia Americana de Artes e Ciências, Angela igualou seu nome ao de grandes figuras da ciência e da história, como Albert Einstein, Charles Darwin, Nelson Mandela, Winston Churchill e Martin Luther King.

Eleita também na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a cientista conquistou uma das 120 vagas disponíveis da organização, que é responsável por aconselhar o governo americano em assuntos relacionados à ciência e tecnologia.

“Foi surpreendente ser membro das duas academias praticamente ao mesmo tempo, o reconhecimento dos colegas é sempre o mais difícil”, disse Angela Vilela em entrevista ao portal R7.

“As academias têm uma grande importância porque influenciam os investimentos do Congresso, poderei dar a minha opinião  e contribuir de outras maneiras além da pesquisa.”

Continua após a publicidade

Os passos trilhados por Angela

Formada em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a cientista também é doutora na mesma área, tendo se especializado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Na Universidade de Chicago, Angela ainda se tornou a primeira mulher a dar aula no departamento de Física da instituição, além de ter sido escolhida como reitora.

Uma das pioneiras na pesquisa da astropartículas, a professora é responsável por dezenas de projetos em parceria com a NASA, sendo a principal investigadora da missão espacial Probe Of Extreme Multi-Messenger Astrophysics (POEMMA), que deve ser lançada em 2023.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.