Tramas românticas de Insensato Coração fazem releituras de clássicos do cinema
Autores de Insensato Coração falam sobre as semelhanças da trama com clássicos de Hollywood
Compare as semelhanças entre a novela Insensato Coração e alguns filmes clássicos do cinema
Foto: Divulgação
Não é de hoje que o cinema serve de inspiração para a teledramaturgia. E Insensato Coração não foge à regra. Gilberto Braga e Ricardo Linhares, autores da novela das 9, entrelaçaram tramas de filmes inesquecíveis.
É difícil não ver semelhanças entre as histórias de Teodoro (Tarcísio Meira) e Gisela (Angela Vieira); e Alex (Vera Farmiga) e Ryan (George Clooney), do longa indicado ao Oscar Amor sem Escalas (2010).
Também dará para lembrar de Tarde Demais para Esquecer (1957) quando for ao ar o encontro de Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira). Assim como a história de amor que Daisy (Isabela Garcia) viverá com Beto (Petrônio Gontijo) será parecida a Flor de Cacto (1969). Compare!
Tarde demais para esquecer (1957)
No dia em que Teodoro sofre sua decepção, Pedro, ainda cadeirante, deixa que Marina pense que ele está recuperado. O ex-piloto marca um encontro com ela, mas não vai, com vergonha de sua condição.
No filme, Terry (Deborah Kerr) fica paralítica e falta a um encontro com Nickie (Cary Grant). Depois, ele a visita, mas Terry não revela seu segredo. “A situação é uma homenagem ao filme”, diz Ricardo.
Amor sem escalas (2010)
A história é praticamente a mesma, mas Ricardo Linhares, autor da novela, diz que não se inspirou no filme Amor sem Escalas para escrever a história de Teodoro e Gisela
Foto: Divulgação
No capítulo que vai ao ar na segunda 11, Teodoro vai atrás de Gisela, em Curitiba, para fazer uma surpresa. Lá, descobre que ela é casada e mãe de duas filhas.
No longa de Jason Reitman, Ryan Bingham, um especialista em redução de pessoal, se envolve com a viajante Alex. Depois de meses, Ryan aparece na porta de sua casa disposto a assumir a relação e… Surpresa! Alex é casadíssima. Mesmo assim, Ricardo Linhares não vê semelhanças entre as duas histórias.
Flor de cacto (1969)
Trama do filme Flor de Cacto, de 1969, lembra muito a relação de Daisy e Beto em Insensato Coração
Foto: Fabrício Mota / Divulgação
Daisy vai virar secretária de Beto, que, depois da desilusão com Úrsula (Lavínia Vlasak), finge ser casado. Ele se envolve com Alice (Paloma Bernardi) e faz Daisy passar por sua esposa. Mas, sem sentir, apaixona-se pela secretária, que o ama em segredo.
Igual ao filme em que o dentista Julian diz a Toni (Goldie Hawn) que é casado e faz a secretária, Stephanie, se passar por sua mulher. “Daisy e Beto nada lembram Julian e Stephanie em Flor de Cacto, que adoro. Há uma longíqua inspiração numa situação que, talvez, seja abordada”, conta Ricardo.