PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Thais Carla retoma questão de gordofobia médica ao denunciar nutricionista

A dançarina deixou bem claro que o desabafo é para que outras pessoas que passam pelo mesmo possam denunciar os agressores também.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 15 jan 2020, 10h54 - Publicado em 27 ago 2019, 15h18
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta terça-feira (27), Thais Carla publicou uma sequência de stories no Instagram para dividir com os seguidores a felicidade de ter conseguido um posicionamento jurídico a respeito de atitudes gordofóbicas de uma nutricionista.

Sem entrar muito em detalhes sobre o que aconteceu, ela apenas explicou que a profissional da saúde divulgou um vídeo com inúmeras críticas voltadas ao peso da dançarina e, inclusive, marcou o seu usuário do Instagram.

“Ela ainda por cima escreveu que eu faço um desserviço para a população, me desmereceu, foi gordofóbica, foi preconceituosa em todos os sentidos. Mas estou muito feliz porque a justiça está sendo feita. Ela já recebeu um papel pedindo para tirar a foto, tirar tudo o que ela postou meu”, declarou a artista.

Junto com a explicação do que aconteceu, Thais deixou claro que a sequência de postagens é para incentivar outras pessoas que passam pelo mesmo tipo de constrangimento a denunciarem os agressores.

“Eu estou querendo falar essas coisas porque sei que muita gente sofre muita coisa, porque não é a primeira nutricionista que faz isso, tem um monte. Mas essa aí foi mais específica, muito agressiva nas coisas que ela fala e, ainda por cima, fica falando que eu faço um desserviço para as pessoas. É desfazer muito do meu trabalho. Eu não meto o bedelho no trabalho de ninguém, eu não falo nada. Cada um tem uma vida para viver a sua e a gente não pode desmerecer ninguém. Eu estou aqui falando sobre isso porque espero que inspire pessoas a não ficarem caladas – pessoas que não sofrem só gordofobia, mas racismo, N preconceitos. A gente não pode ficar calado porque internet não é mundo de ninguém. Você falou, você vai ter suas responsabilidades no final. Vamos denunciar mesmo, vamos ajudar todo mundo. Não dê biscoito, não fique reclamando na internet, não fale nada, fique quietinho, pegue tudo e fale para o advogado porque tudo na vida tem consequências”, reforçou a dançarina.

Continua após a publicidade

Minutos antes ao fechamento deste matéria, Thais também postou uma selfie feliz para contextualizar ainda mais a vitória sobre o que aconteceu e citar os três advogados que a ajudaram no processo. “Estou muuuuuuito feliz com essa decisão da Justiça – que reconheceu a violação dos meus direitos pessoais. Espero que, na Sentença final, entendam que os danos vão além da não-autorização do uso de imagem, mas também envolvem todo o meu trabalho, carreira e trajetória”. 

Veja o post completo:

View this post on Instagram

GRANDE DIAA meu povooo! Hoje acordei com uma notícia maravilhosa: a Justiça concedeu uma liminar garantindo meus direitos contra uma nutricionista baiana que fez postagem pejorativa utilizando minha imagem sem autorização. A ré deve excluir o post das suas redes sociais, sob pena de multa diária no valor de R$ 300. Com a decisão inicial, o Judiciário entendeu que tive prejuízo imediato por conta da postagem da ré, que não terá seu nome divulgado por recomendação dos meus advogados (@abreuebittencourt). "Com a liminar deferida, conseguimos demonstrar o dano existente no processo", explica a advogada Janaína Abreu (@janainababreu). A ação foi protocolada como indenizatória por “perdas e danos” e danos morais. O advogado Ives Bittencourt (@ivesbittencourt), que também acompanha o meu caso, esclarece que o processo segue o rito formal. "Começamos muito bem. Teremos audiência de conciliação, já designada, e audiência de instrução e julgamento, caso seja necessário para que sejam esclarecidos todos os fatos. Agora, estamos torcendo para que a sentença definitiva siga a mesma linha da medida liminar", afirma. Estou muuuuuuito feliz com essa decisão da Justiça – que reconheceu a violação dos meus direitos pessoais. Espero que, na Sentença final, entendam que os danos vão além da não-autorização do uso de imagem, mas também envolvem todo o meu trabalho, carreira e trajetória. Resolvi compartilhar isso desde já com vocês porque sei que esse processo pode inspirar não só pessoas gordas que são vítimas de postagens pejorativas, como eu, mas também outras vítimas de ódio e invisibilização na internet. Ou seja, vamos ajudar muitas pessoas: denunciem! Um agradecimento especial à minha amiga Naiana Ribeiro (@itsnaiana), que é jornalista e militante contra a gordofobia, pelo apoio e indicação. Ela, inclusive, me convenceu a entrar com esse processo justamente para diminuir a sensação de impunidade das pessoas na web. . Filtro usado na foto da minha amiga: @gordaroupa

A post shared by THAIS CARLA ♡ MILITÂNCIA GORDA (@thaiiscarlaoficial) on

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.