Sem celebrações, Elizabeth II completa 65 anos de reinado

Em seu jubileu de safiras, monarca lembra a data de maneira discreta e com homenagem ao pai, o rei George VI. Afinal, foi neste dia que ele morreu.

A rainha Elizabeth II completa 65 anos de reinado – seu jubileu de safiras –  nesta segunda-feira (6). Contudo, a Rainha não pretende comemorar a data com festas e celebrações especiais. Afinal, foi nesse dia que seu pai e antecessor do trono, o rei George VI, faleceu em 1952.

Porém, para não deixar a data passar em branco, uma foto dela foi postada no perfil oficial da Família Real no Instagram usando um conjunto de joias de safiras dadas por seu pai como presente de casamento com o Príncipe Philip, em 1947  – cinco anos após a união, Elizabeth II assumiu a coroa do Reino Unido com apenas 25 anos de idade.  

A imagem utilizada para anunciar o jubileu de safiras, no entanto, foi registrada em 2014, de acordo com informações do escritório da Rainha.

Aos 90 anos, a monarca é a mais longeva reinante do mundo. Por conta da idade, Elizabeth reduziu suas turnês internacionais, mas ainda comparece a atividades oficiais com regularidade em todo o Reino Unido.

Nesta segunda, devido a data, Elizabeth passará o dia em sua residência de Sandringham, no condado de Norfolk (leste da Inglaterra), o local onde seu pai morreu. No domingo (05), foi à missa e recebeu sorridente flores do público que se aproximou para saudá-la.

Leia mais: Gosta da família real britânica? Veja The Crown