Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

SBT surpreende e reprisa “Dona Beija”

A emissora exibe novela de 1986 da extinta Rede Manchete

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 08h51 - Publicado em 7 abr 2009, 21h00

Maitê Proença e Carlos Alberto em 
“Dona Beija”, da Rede Manchete
Foto: Claudia Dantas

Recentemente, o SBT anunciou uma arma secreta e para quem apostava em “Ana Raio & Zé Trovão” foi surpreendido com a reprise de Dona Beija. A trama foi exibida em 1986 pela extinta TV Manchete. 

Conheça alguns personagens da novela!

A trama trata-se da trajetória da corajosa Ana Jacinta de São José, a Dona Beija (Maitê Proença), na cidade mineira de Araxá, no século XIX. A moça ama Antônio Sampaio (Gracindo Junior), um homem de família conservadora e tradicional, e é alvo do desejo de Mota (Carlos Alberto), o ouvidor do Rei em visita a Araxá.

Depois de presenciar a morte do seu avô, Beija é raptada e levada para a vila de Paracatu, onde o ouvidor mora em um belo casarão. Para vingar-se do seu algoz, quando ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na Corte, Mota deixa a mulher, que a essa altura já juntou uma grande fortuna. E, então, ela parte de volta para Araxá para encontrar sua grande paixão, Antônio. 

Porém, Antônio já não espera mais por Beija. Desiludido e sem compreender as atitudes de sua amada, ele casa-se com a doce Aninha (Bia Seidl), moça frágil e delicada que sempre o amou. Com isso, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um bordel refinado que escandaliza todas as famílias conservadoras de Araxá. 

O intuito dela é ferir Antônio. A chácara prospera, Beija se torna poderosa e envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece. Confira o resto da história na novela que vai ao ar de segunda a sábado , às 22h30, no SBT.

Continua após a publicidade
Publicidade