Sandra Annenberg fala sobre o casamento e a educação da filha Elisa
"O segredo para um casamento duradouro é tirar do outro o que ele tem de melhor e misturar com o que você tem de melhor"
Há 16 anos, todo dia na hora do almoço Sandra Annenberg acompanha várias donas de casa durante a refeição na apresentação do Jornal Hoje. Ela está no jornalismo da Globo desde 1991, quando era a garota do tempo no Jornal Nacional, mas desde 1998 comanda o JH – só ficou longe da bancada de 2000 a 2002, quando foi correspondente em Londres (Inglaterra). Casada com o jornalista Ernesto Paglia há 21 anos, garante que, apesar da rotina puxada, não tem dificuldades para criar a filha, Elisa, de 11 anos. “O importante é olhar no olho”, diz.
Seu carisma entre o público só aumenta. Ela garante que não sabe a razão. Mas nós imaginamos: Sandra é como a gente, toma susto quando uma caneta cai no chão, ri, vira hit na internet (como no dia em que chamou de deselegante um homem que agrediu uma repórter e o vídeo foi para o Youtube). E até chama o colega Evaristo Costa de bonitão ao vivo! Bem diferente das jornalistas que apresentam telejornais e não dão espaço para muita espontaneidade. Confira:
Qual a maior dificuldade de seu papel de mãe de uma pré-adolescente?
Elisa é minha primeira e única filha. Ouço falar dos problemas que as pessoas encontram em criar os filhos nesta fase da vida, mas até agora eu não tive nenhum. Nossa relação é de cumplicidade. A dificuldade de se criar um filho é não estar perto dele. E nem digo só fisicamente: a mulher trabalha fora, às vezes não tem tempo de estar junto e tudo bem. Mas é importante olhar no olho do filho. Falo tudo para ela e ela para mim.
Como é Elisa na escola?
Ela tira nota boa, eu estudo com ela, cobro os deveres e sou bastante exigente. Recentemente chegou o boletim e tinha muito A e B. Então alguém perguntou para ela o porquê do B e ela respondeu: “Porque senão não tem como melhorar”. Eu adorei ela ter falado isso e disse: “Melhorar a gente consegue, manter é que é difícil, então tire A e mantenha!”.
Como você concilia a sua vida de mãe, esposa, mulher, jornalista e dona de casa?
Como toda mulher que tem que conciliar a vida com tudo. Toda profissão tem suas peculiaridades. Às vezes se trabalha mais, às vezes menos. Alguns trabalhos são perto de casa, outros longe. Há momentos em que estou no Rio e minha filha está sozinha em São Paulo, porque o pai também está viajando. Então a vida é assim. Ela cresceu sabendo os pais que tem. Mas o importante é que ela está sempre segura e leva isso bem. Conciliar tudo é o malabarismo diário de toda mulher, não é mesmo? A gente lutou por isso, agora tem que aguentar.
Como é você como dona de casa?
Eu não cozinho absolutamente nada. Lá em casa tem o dono de casa (Ernesto Paglia). Ele cuida de tudo e eu pago as contas. Sou mais organizada para pagamento de contas e ele não.
Qual é o segredo para o casamento duradouro?
É saber como o outro é. Pegar o que um tem de melhor com o que o outro tem de melhor e misturar, mas sempre respeitando os limites de cada um. Casamento é igual relacionamento profissional, o bom chefe tira do funcionário o que ele tem de melhor.
Você gosta de atividade física?
Adoro sentir meu corpo vivo. Não sou louca por malhar, mas tiro uma horinha por dia para me exercitar. É gostoso sentir o corpo vivo e saber que estou fazendo isso para que ele dure mais tempo. Não é por estética, não. Eu sou a falsa magra, sou baixinha e tenho a perna grossa. Só quero me manter saudável e viva por mais tempo.
Você já fez alguma plástica?
Não, nunca fiz e não teria coragem. Vou para uma mesa de cirurgia somente quando for necessário.
Como é sua alimentação? Faz algum tipo de dieta?
Durante a semana eu procuro me alimentar bem, comendo apenas coisas saudáveis. Já no fim de semana como de tudo. Acho que tem que ter um equilíbrio e não fazer dietas loucas. É tudo por saúde.
Já passou por alguma dificuldade na vida?
Isso a gente passa sempre. Minhas dificuldades são diárias como as de todo mundo. As pessoas têm que parar de achar que só porque trabalhamos em televisão somos de outro mundo. O segredo é reagir e superar, olhando o lado bom das coisas para aprender e não deixar acontecer de novo.
Nas dificuldades, o segredo é reagir e superar, olhando o lado bom para aprender e não deixar acontecer novamente
E você sabia que…
… Sandra já foi atriz? No seriado Tarcísio e Glória, de 1988. Ela era Julia, filha mimada do personagem de Tarcísio Meira, além de ter participado da novela Pacto de Sangue, em 1989.
“Como atriz, eu descobri como me comunico e levei isso para a apresentação do jornal. O gostoso do jornalismo é que posso ser eu: a expressão corporal, meu jeito de ser… Como atriz, sou uma personagem. Tem uma coisa boa de atuar que é deixar a personagem no trabalho e ir para casa. Estando à frente de um telejornal, acabo carregando também as notícias ruins e isso não é bom”, ela conta, sobre suas carreiras.