CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Ruth de Souza morre aos 98 anos no Rio

Ela estava internada com pneumonia

Por Alessandra Balles Atualizado em 17 fev 2020, 15h08 - Publicado em 28 jul 2019, 15h10

A atriz Ruth de Souza morreu na manhã deste domingo (28) aos 98 anos. Ela estava internada desde o começo da semana no Rio, vítima de uma pneumonia.

Com mais de 70 anos dedicados à dramaturgia, Ruth de Souza foi pioneira ao longo de sua carreira. A primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema (o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1954). Na televisão, também foi uma das pioneiras. Passou pela TV Tupi, pela Record, TV Excelsior e, em 1968, Ruth de Souza foi contratada pela Globo para atuar na novela “Passo dos ventos”.

Ruth fez mais de 20 novelas, e seu último trabalho em TV foi em 2019, na minissérie “Se eu fechar os olhos agora”.

Vários famosos lamentaram a perda e exaltaram a importância do legado de Ruth de Souza, principalmente para os artistas negros.

https://www.instagram.com/p/B0eH8DihJmn/?igshid=yjji5h2kecvw

View this post on Instagram

Não poderia deixar de prestar minha homenagem para Ruth de Souza, que completa 98 anos hoje. Tive a honra e o privilégio de viver sua filha na telinha e a oportunidade de sua amizade, afeto e aprendizado. Ruth é a Dama Negra do Teatro, da TV e do nosso Cinema. Salve Ruth de Souza, sua grandeza, talento e acima de tudo, sua perseverança. ❤️ #RuthdeSouza #Pretas

A post shared by Z E Z E M O T T A (@zezemotta) on

View this post on Instagram

Hoje perdemos uma grande força feminina, uma grande atriz, mulher e inspiração dona Ruth de Souza. Foram 98 anos de muita luta e persistência. Primeira atriz negra a construir carreira na televisão brasileira. Ela abriu caminhos, enfrentou desafios e deixou um legado grandioso pra todas nós. Obrigada por tanto guerreira. Descanse em paz! Muito sentida com essa perda 🙏🏾🌹

A post shared by Lucy Ramos (@lucyramos_) on

 

Continua após a publicidade

Publicidade