Renata Alves: “Nunca planejei nada e minha vida é perfeita!”
A bela do 'Hoje em Dia' fala da rotina em Sampa e da família que está no Sergipe
Desde janeiro, a pernambucana Renata Alves mostra todo seu bom humor e talento jornalístico no Hoje em Dia, da Record, junto com Ana Hickmann e César Filho. Alegre, despachada, determinada e batalhadora, ela se tornou conhecida e querida do público quando fazia reportagens pelo Nordeste para o Balanço Geral e o Record Espetacular. Resultado: ganhou projeção em rede nacional. “Estou realizada, não tenho mais o que pedir profissionalmente”, disse a estrela, que fez uma transformação na vida.
Ela se mudou no início do ano para São Paulo, mas o marido, Diego, e o filho, Dieguinho, de 4 anos, por enquanto, continuam em Aracaju (SE), onde a família reside. Para matar a saudade de seus amores, ela vive na ponte aérea.
Em um papo descontraído e cheio de boas risadas, Renata comenta as novidades do programa e de sua rotina agitada em Sampa. Bora lá, então!
Que balanço faz de sua atuação no Hoje em Dia?
Está sendo maravilhoso! Este foi um grande presente que recebi e o abracei com carinho. Apresentar o Hoje em Dia é totalmente diferente do que fazia. E eu gostava tanto de reportagem que nunca tinha pensado em algo diferente (risos). E a responsabilidade de apresentar é imensa. Precisei aprender tudo, porque a linguagem é bem diferente. Mas estou caminhando direitinho.
Como foi a transição?
Não tive dúvidas de que seria um grande desafio, mas também sabia que ia dar o meu melhor. Não estava acostumada com a linguagem do estúdio, usava no máximo duas câmeras e hoje tenho cinco. Nunca tinha usado um ponto eletrônico no ouvido e é engraçado que até hoje respondo quando o diretor fala comigo. Eu deveria só ouvir e pronto (risos).
O aprendizado tem sido intenso, não?
Estou me dedicando bastante, sendo humilde para aprender e isso faz toda a diferença. Mas as matérias de rua continuam e aí tenho o retorno sobre minha atuação no programa, pois faço pesquisa com público mesmo!
O que é melhor: fazer reportagem ou comandar uma atração?
Eu gosto das duas coisas, elas se completam. Faço bem a rua, mas o estúdio fecha esse círculo. Antes eu tinha metade, agora não, as duas linguagens consigo levar bem e está sendo valioso para mim.
Como é a parceria com Ana Hickmann e César Filho?
Cada um tem seu perfil, seu espaço. Cada um ajuda o outro da maneira que pode e está sendo um relacionamento muito bom, graças a Deus.
Já se adaptou a Sampa?
Sim, mas vou para Aracaju toda sexta e volto na madrugada de segunda. Preciso ver meu marido e meu filho. Até o final do ano, nossa família vai estar unida em São Paulo. Brinco dizendo que volto a Sergipe para não perder meu sotaque, minhas raízes (risos).
Foi difícil se acostumar ao estilo de vida paulistano?
Eu já tinha morado na cidade durante 11 meses há cerca de sete anos. Não me adaptei. Mas agora foi bem diferente, encontrei pessoas especiais que estão me ajudando bastante. E, aos poucos, estou trazendo as coisas da minha casa de que gosto mais para essa mudança não ser tão radical.
A família apoiou você para que desse esse passo tão importante na carreira?
Meu marido me apoiou demais. Disse que eu não podia deixar passar a oportunidade.
E a saudade do filho?
O que mais me dói é ficar longe dele, mas tudo o que estou construindo é para ele. Então, acho que vale a pena. Falo com o Diego todos os dias, ele é um menino muito inteligente. Sempre tentei colocá- lo no meu mundo. Quando dá, o levo para reportagens comigo e ele se comporta impecavelmente.
Como rolou o novo visual, que está mais sofisticado?
Quando fazia matérias, principalmente no Nordeste, não ia chegar ao meio do sertão de terno e salto alto, né? Acredito que para entrar na casa do seu João ou da dona Maria, que nunca viram uma câmera, e tirar deles a sua história não podia estar produzida demais. Então me vestia de forma básica por respeito a quem estava entrevistando. Na verdade, sou muito simples. Gosto de chinelo, tênis e camiseta. Só que no estúdio é preciso ser diferente. De qualquer maneira, tenho sempre a preocupação de manter meu estilo e espontaneidade.
Deu para perceber que emagreceu… O que fez?
Perdi 3 kg e é bom porque a calça fica mais folgada (risos). Diminuí um pouco a quantidade de comida durante a semana, mas não abro mão de chocolate e sorvete. E fico sonhando com sarapatel, feijoada, rabada… Amo pratos pesados e os reservo para os finais de semana (risos).
Gosta de malhar?
Antes fazia pilates, quero até voltar. Só que, por enquanto, ainda não estou praticando nenhuma atividade física.
O Hoje em Dia está em plena transformação. Pode falar um pouco sobre isso?
No dia 8, o programa já começou a mudar. Agora tem novos quadros bem bacanas: Estação Rodoviária e o Personagens do Brasil, que faço; S.O.S. Mãe e o Beleza na Comunidade, com a Ana; o César fará uma série de reportagens, cada uma com um tema diferente… Vamos ter também um quadro de famosos superando desafios. É uma série de novidades que estão dando aquela repaginada geral. Estamos bem felizes com tudo isso.
Pode dizer que é realizada na carreira?
Totalmente! Estar em rede nacional em um programa tão interessante era algo com o que nunca tinha sonhado. Apareceu para mim e estou abraçando de uma maneira muito intensa, com total humildade no coração. Estou conseguindo manter tudo o que já tinha conquistado durante tanto tempo de reportagem na rua. E juntando nessa nova fase, que complementa tudo o que aprendi.
O que ainda quer conquistar?
Nunca planejei nada e minha vida é perfeita! Como na música, deixo a vida me levar com leveza. Sou muito verdadeira com o que faço e acredito que, quando a gente planta o bem, ele volta. Só sei que tenho de agradecer e aprender cada vez mais e com este aprendizado novas conquistas virão!
*Com colaboração de Karina Cerrulo