Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Rafael Cortez faz homenagem emocionante ao irmão com autismo

O relato sincero do apresentador foi feito para lembrar o "Dia Mundial da Conscientização do Autismo".

Por Alice Arnoldi - Atualizado em 15 jan 2020, 21h01 - Publicado em 2 abr 2019, 14h48

Em homenagem ao “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, celebrado nesta terça-feira (2), Rafael Cortez usou o Instagram para fazer um post emocionante sobre o irmão Victor, que tem autismo.

Rafael escolheu um vídeo em que ele aparece sentado dentro do carro, cantando alegremente a música “Um Auê com Você”, da Baby do Brasil. Com um sorriso sincero no rosto, a felicidade do jovem com a família é emocionante.

Na legenda, o apresentador explicou o porquê de não falar com frequência sobre o irmão, trazendo à tona uma discussão muito importante: o preconceito que existe contra pessoas autistas.

Meu irmão mais velho, o Victor, é autista. Eu sempre fui muito discreto em relação a ele. Por respeito, carinho, cuidado: o mundo é muito cruel com as diferenças e os diferentes”. 

Continua após a publicidade

Com a consciência de que a busca pela integração de pessoas autistas é uma luta diária, Rafael falou sobre as particularidades de Victor com muita delicadeza e demonstrou o quanto é enriquecedor tê-lo como irmão.

“Ele tem essa voz fininha que entoa musicas que ele gosta, como essa, da Baby – que ele ouviu no meu carro na volta do sítio, que eu comprei também pra que ele se sinta feliz ali de vez em quando. Como ele é quando toma seu café. Ou quando interage balançando ao ver um dos irmãos, com um repertório e comunicação que só a gente conhece. É uma vida de mistérios e descobertas a seu lado”. 

Em um texto cheio de carinho, o atual youtuber aproveitou a frase final para deixar bem claro qual é o sentimento mais importante para cuidar de uma pessoa autista: o amor. “É também uma vida de gratidão. Ele escolheu a nossa família. E a gente o ama do jeitinho que ele é – e talvez seja apenas isso que uma pessoa autista queira”. 

Veja o vídeo e o post completo:

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

Dia mundial da conscientização do autismo. Hoje, 2 de abril. Meu irmão mais velho, o Victor, é autista. Eu sempre fui muito discreto em relação a ele. Por respeito, carinho, cuidado: o mundo é muito cruel com as diferenças e os diferentes. E o maluco é que os autistas são indiferentes à qualquer maldade – assim como a muitas outras coisas do nosso mundo. Para isso, eles têm seu próprio universo interior. E o do Vitinho é esse: ele tem essa voz fininha que entoa musicas que ele gosta, como essa, da Baby – que ele ouviu no meu carro na volta do sítio, que eu comprei tbm pra que ele se sinta feliz ali de vez em quando. Como ele é quando toma seu café. Ou quando interage balançando ao ver um dos irmãos, com um repertório e comunicação que só a gente conhece. É uma vida de mistérios e descobertas a seu lado. É tbm uma vida de gratidão. Ele escolheu a nossa família. E a gente o ama do jeitinho que ele é – e talvez seja apenas isso que uma pessoa autista queira. Beijo, Vi! #autismo #autismobrasil

A post shared by Rafael Cortez (@rafaelcortez) on

Publicidade