Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

Por que a foto de Carolina Dieckmann e Regina Casé com empregadas deu tanto o que falar?

Para refletir.

Por Lucas Castilho - Atualizado em 21 jan 2020, 16h04 - Publicado em 27 dez 2015, 09h02

Uma foto é só uma foto, certo? Bem, nem sempre, principalmente, quando temos celebridades envolvidas. Carolina Dieckmann passou o Natal com Regina Casé e até aí nem um problema, afinal, elas são amigas… Só que a atriz de “A Regra do Jogo” achou uma boa ideia postar a imagem abaixo no Instagram:

Leia Mais: Por que precisamos do ‘Politicamente Correto’

“Ué, mas só tem a Carolina, a Regina e algumas empregadas… Ah, nada demais… Todo mundo precisa trabalhar… O que tem de errado?”, foram alguns dos comentários escritos no Instagram, Twitter, Facebook… Mas, bem, vamos por partes! Regina Casé é protagonista de “Que Horas Ela Volta?”, um dos filmes mais importantes do Brasil nos últimos anos que discute justamente as relações entre patrões vs empregadas domésticas no nosso país.

Continua após a publicidade

A intenção de Carol, obviamente, foi boa: ela quis agradecer pela ceia feita por essas mulheres, porém, como pontuaram alguns críticos, a atitude esbarra em toda uma herança nada honrosa, como explica a estudante e ativista negra Stephanie Ribeiro em seu Facebook: “Existem diversos trabalhadores que tem funções no Natal. Desde médico até o bombeiro. Mas nenhuma dessas profissões carregam o cunho escravagista e racista como essa possui. O trabalho doméstico aqui ele só é tão forte, pois a mão de obra negra no pós abolição era barata e abundante. Então todo mundo que tivesse condições melhores, poderia ter uma empregada. É só buscar na literatura brasileira as referências aos empregados que veremos negros, nas novelas atuais teremos negros, o primeiro trabalho de muitas atrizes brasileiras inclusive é atuando como domésticas. Então porque na hora que vamos debater isso, o brasileiro fala de forma falaciosa que não é uma questão racial?”

Para refletir. Porque uma foto não é só uma foto.

Leia Mais:19 vezes que as famosas deixaram o mundo menos machista

Leia aqui o texto completo:

“Eu fiz o seguinte post em meu Facebook: Se emocionou assistindo ‘Que Horas Ela Volta’, mas achou ok a família fazer a…

Posted by Stephanie Ribeiro on Sábado, 26 de dezembro de 2015

Continua após a publicidade
Publicidade