“Os Dez Mandamentos” faz tanto sucesso porque…
A novela bíblica da Rede Record tem atraído muita audiência, e está quase superando a novela das 21h da Globo. Fomos investigar o porquê
A novela “Os Dez Mandamentos” está atingindo níveis de audiência nunca antes imaginados. Até pouco tempo atrás, ninguém acreditaria que uma novela da Rede Record pudesse empatar no Ibope com a principal novela da Rede Globo. Pois isso aconteceu na última sexta-feira (11), quando “Os Dez Mandamentos” e “A Regra do Jogo” atingiram 22 pontos enquanto estavam simultaneamente no ar. A escalada inusitada da trama bíblica nos fez refletir e chegamos a algumas conclusões do porquê “Os Dez Mandamentos” faz tanto sucesso.
Porque é baseado em um best seller
Você tem um minuto para falarmos sobre a Bíblia? Não torce o nariz não, que esse é apenas o maior best seller da humanidade. Não tem Harry Potter ou Código da Vinci que supere o livro sagrado dos cristãos, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas. Se uma pequena parte desses fãs da Bíblia resolver acompanhar a versão televisiva, já é garantia de sucesso. E eles acompanham.
Porque a história é boa, mesmo
OK, ser o mais vendido nem sempre é sinônimo de qualidade, mas vocês já leram o Antigo Testamento? É tanta intriga, traição, reviravolta e aventuras que não dá para não achar pelo menos animado. Além da matriz ser boa, a autora Vivian de Oliveira teve carta branca para criar mais tramas e subtramas em volta da história. Isso deixa cada episódio ainda mais emocionante.
Porque o protagonista é quase um super-herói
Moisés, o protagonista de “Os Dez Mandamentos”, sobrevive a um genocídio de bebês, vira um príncipe egípcio, briga com o próprio irmão – o faraó Ramsés -, liberta seu povo da escravidão, e – uau – abre o Mar Vermelho para passar com a galera.
Porque há 10 pragas nojentas e irresistíveis rolando no Egito
Deus, bem casca-grossa, estava do lado de Moisés e queria libertar o povo hebreu. Para dar uma força no processo de convencimento do Faraó, manda 10 pragas para aterrorizarem o Egito e o faraó Ramsés.
Ele transforma água em sangue; promove uma infestação de rãs, outra de piolhos e mais uma de moscas, cria uma peste que dizima os animais, faz com que o povo tenha úlceras pelo corpo; faz chover pedras, manda uma nuvem de gafanhotos destruir as plantações; transforma o dia em noite e deixa o Egito nas trevas; e, cereja do bolo, mata todos os filhos mais velhos, os primogênitos. Todos. Das pessoas e dos bichos.
Óbvio que toda essa treta rende bons capítulos, recheados de efeitos especiais. E o público vibra!
Porque tem gatos, gatos e mais gatos.
Sabe o protagonista, Moisés? É gato.
E o Faraó Ramsés, claro, também é supergato
E todos os escravos hebreus, e a galera do Egito, tem gatos para todos os gostos, muitas vezes sem camisa 😉
E também gatas, gatas e mais gatas
Nefertari é gatíssima
Assim como a vilã Yunet
E várias outras, como Zípora, interpretada por Gisele Itié, e Radina, interpretada por Aisha Jambo
E porque é difícil resistir a um triângulo amoroso desses
Moisés e o Faraó Ramsés brigam pela liberdade ou escravidão do povo hebreu, mas também pelo coração da gata Nefertari. E a galera adora ver 😉
A novela “Os Dez Mandamentos” é transmitida pela Rede Record todos os dias às 20h30