‘Orgulho e Paixão’ é a primeira novela das seis a ter beijo entre homens
Um momento histórico (e com muito amor envolvido) em 'Orgulho e Paixão'.
Os fãs do casal Luccino (Juliano Laham) e Otávio (Pedro Henrique Müller) da novela ‘Orgulho e Paixão‘ têm muito o que comemorar, afinal no capítulo de hoje (12) rolou a exibição do primeiro beijo do casal da novela. Acredite, isso é muito grande!
Beijo entre personagens de mesmo sexo (mesmo selinho) sempre foi um “tabu” dentro da Globo, tendo até casos de beijos gravados e não exibidos (como o que aconteceu no último capítulo de ‘América‘, lá em 2005). Entretanto, de ‘Amor à Vida‘ (2014) pra cá, esse tipo de demonstração de afeto tem se multiplicado e, por sorte, o beijo homossexual já se tornou algo mais comum para o público da emissora.
Entretanto, os beijos ficavam restritos aos horários mais avançados das novelas, como a faixa das nove e a das onze. Rejeição num público mais “conservador”? Nunca saberemos. Mas isso fez com que vários personagens homossexuais em novelas da sete, por exemplo, terminassem a novela sem um beijinho sequer.
A coisa começou a mudar quando o casal Samantha e Lica de ‘Malhação – Viva a Diferença‘ agitou o público das seis da tarde com um beijo entre as duas personagens. Era questão de tempo até chegar em outras faixas de novelas, como a própria trama das seis.
A homossexualidade de Luccino foi muito bem abordada desde o começo da novela: o personagem não se relacionava com mulheres, e se atraiu justamente por Mariana (Chandelly Braz) vestida de homem. Isso o fez perceber que ele se atrai pelo mesmo sexo, e acompanhamos toda a aceitação de Luccino e seus familiares.
Nessa reta final da novela o personagem foi expulso de casa pelo pai, porém foi apoiado pelo “namorado”, o capitão Otávio. Na cena exibida no capítulo de hoje, Otávio estava consolando Luccino pela morte de seu pai e rolou o tão esperado beijo.
O público amou e a diversidade agradece. Que venham mais e mais formas de amor nas novelas.