Confira como é comemorado o Natal
ao redor do mundo
Foto: Dreamstime
Para cada cantinho do Planeta Terra, existe uma maneira diferente de comemorar o Natal. Em alguns países, a festa é ao ar livre, com a ceia montada na praia ou no campo e o tradicional Papai Noel vindo até em uma prancha de surf. Já nos países em que a tradição cristã é mais forte, as pessoas preferem ficar em suas casas e festejar em família. Seja de uma maneira ou de outra, a verdade é que o Natal é uma festa onde cristãos e não-cristãos se reúnem para celebrar a união.
Na Europa
Itália
Saudação: Buon Natale!
A alegria dos bambinos italianos é mesmo ganhar presentes no feriado de La Befana, comemorado no dia 6 de janeiro. Ela é uma bruxa velha e bondosa que, como o Papai Noel em muitos países, distribui presentes para a criançada. Em Roma, na Piazza Navona, acontece um típico mercado de rua com brinquedos e doces de todos os tipos, freqüentado por pessoas de vários lugares e pela Befana em pessoa, que distribui doces no local. Na ceia italiana, é comum ter como prato principal o cabrito assado e o peru, acompanhado do panetone e do pandoro (espécie de panetone sem frutas cristalizadas), sobremesas típicas do país.
Na África
Nigéria
Saudação: Merry Christmas
A comemoração em família marca o Natal na Nigéria. Nas casas nigerianas é muito comum a decoração com tecidos de estampas típicas e com palmas que, na tradição nigeriana, significam paz. Há também a representação de peças e é comum que os coros das igrejas saiam de casa em casa para mostrar suas canções. As crianças adoram a queima de fogos, que geralmente acontece no dia de Natal, e ficam à espera do Papai Noel para receberem seus presentes. Para a ceia, os nigerianos assam peru, cabra e porco, além do presunto, saladas e o arroz frito.
Na América
Estados Unidos
Saudação: Merry Christmas!
Árvore de Natal, presentes e Papai Noel fazem parte das festas de fim de ano nos Estados Unidos. As crianças costumam escrever cartas para Santa Claus (como é conhecido o Papai Noel no país) pedindo presentes e, na maioria das casas, a árvore de Natal é a principal atração. O jantar tradicional inclui uma variedade de pratos, tais como peru recheado, purê de batata e bolo de frutas.
México
Saudação: Feliz Navidad!
De 16 a 24 de dezembro, as tradicionais posadas comemoram a história de Maria e José quando buscavam um lugar para ficar antes do nascimento de Jesus. Os participantes levam simbolicamente os dois peregrinos às casas, acompanhando-os com velas e cantos. No dia 6 de janeiro as crianças recebem os presentes e é servida a tradicional rosca de reis, um biscoito redondo recheado de frutas secas que significa os presentes que os reis magos trouxeram a Jesus.
Na Oceania
Austrália
Saudação: Happy Christmas!
A ceia tradicional é composta por peru assado, presunto e porco. Alguns australianos, principalmente os turistas, fazem o jantar natalino ao meio-dia, na Praia de Bondi, que fica na cidade de Sydney. Já outras famílias preferem passar a véspera de feriado fazendo pique-niques, decorando suas casas com Christmas bush, uma planta nativa que têm folhas vermelhas. Em muitas praias, Papai Noel chega em uma prancha de surfe ou em um barco salva-vidas.
Na Ásia
China
Saudação: em mandarim, Kung His Hsin Nien bing Chu Shen Tan
Na China, a festa do Natal é emprestada, já que a maioria da população do país não é cristã e pratica o confucionismo e o taoísmo. A festa começou a chamar a atenção da maioria dos chineses em função da entrada do país no mercado de decorações natalinas (fabricação de pisca-pisca e enfeites). Algumas casas, mesmo que não cristãs, são enfeitadas com lanternas de papel. As crianças cristãs do país também penduram meias e esperam o Papai Noel. A maior celebração do país continua sendo o Ano Novo, que é comemorado no fim de janeiro.
Índia
Saudação: Shub Christu Jayanti
Os cristãos do país, de maioria hindu, celebram o Natal com grande fervor. A festa acaba contagiando a todos e muitos prefeitos acabam decorando as cidades com o visual natalino. As árvores de Natal são decoradas com mangas e bananas e as Igrejas Católicas são decoradas com flores vermelhas para celebrar a Missa do Galo. No sul do país, os cristãos acendem lâmpadas no teto, exatamente como os hindus fazem no festival Diwali, que acontece todos os anos.