Novo comercial da Pepsi com Kendall Jenner gera polêmica
A modelo e novo rosto da marca, protagoniza um anúncio que não está sendo bem recebido pelo público.
Kendall Jenner causa buzz por onde passa e neste novo comercial da Pepsi não foi diferente.
Liberado nesta terça-feira (5), o vídeo entitulado de Live For Now Moments Anthem é embalado pela música Lions, de Skip Marley (neto de Bob Marley) e recria uma manifestação de rua que luta, aparentemente, pelos direitos das minorias e mostra Kendall com uma peruca loira fazendo um trabalho de modelo perto da onde a movimentação acontece. Depois de um tempo, ela tira sua peruca e vai se unir aos manifestantes e, em sinal de paz, oferece uma lata de Pepsi para o policial que estava lá para conter o movimento. Veja abaixo:
A confusão que se criou em volta do anúncio foi que algumas pessoas não estão satisfeitas com a escolha de Kendall, uma menina alta, magra, branca e rica, para ser a pacifista entre os ativistas dos direitos civis e a polícia.
Em momentos de tensão ao redor do mundo todo, o comercial também foi considerado leviano por ter tornado as manifestações de rua em algo “trendy”, que está na moda, e não como o ato de intervenção política e social que é. Mais absurdo que isso, é indicar que uma lata de Pepsi poderia solucionar esse embate.
Na internet, diversos comentários contra o anúncio já foram publicados. O comediante norte-americano Sean Kent, por exemplo, diz: “A pior parte do comercial da Pepsi foi quando Kendall decidiu protestar contra o racismo e fez uma mulher negra segurar sua peruca”.
O take final parece ter sido inspirado na icônica imagem das manifestações Black Lives Matter do ano passado, que lutava contra a violência policial contra cidadãos negros, onde Leisha Evans, uma jovem americana, aparece sozinha e desarmada em frente a polícias de intervenção em Baton Rouge, no Louisiana.
Existem também pessoas que fizeram uma ligação entre o anúncio e o clipe Out Of Control (1999), da banda britânica Chemical Brothers. No vídeo, a música aparece acompanhada de imagens de protesto onde manifestantes usam refrigerantes de uma marca fictícia para apaziguar o movimento. No final da obra, percebe-se que a suposta manifestação não passava de um anúncio e o clipe fecha com a reação negativa do público que acaba destruindo maquinas de venda da marca.
*atualização às 17:00: a Pepsi já removeu o anuncio do ar e pediu desculpas a Kendall Jenner.