Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo comercial da Pepsi com Kendall Jenner gera polêmica

A modelo e novo rosto da marca, protagoniza um anúncio que não está sendo bem recebido pelo público.

Por Ana Flavia Monteiro
Atualizado em 20 jan 2020, 16h43 - Publicado em 5 abr 2017, 13h28

Kendall Jenner causa buzz por onde passa e neste novo comercial da Pepsi não foi diferente.

Liberado nesta terça-feira (5), o vídeo entitulado de Live For Now Moments Anthem é embalado pela música Lions, de Skip Marley (neto de Bob Marley) e recria uma manifestação de rua que luta, aparentemente, pelos direitos das minorias e mostra Kendall com uma peruca loira fazendo um trabalho de modelo perto da onde a movimentação acontece. Depois de um tempo, ela tira sua peruca e vai se unir aos manifestantes e, em sinal de paz, oferece uma lata de Pepsi para o policial que estava lá para conter o movimento. Veja abaixo:

A confusão que se criou em volta do anúncio foi que algumas pessoas não estão satisfeitas com a escolha de Kendall, uma menina alta, magra, branca e rica, para ser a pacifista entre os ativistas dos direitos civis e a polícia.

Em momentos de tensão ao redor do mundo todo, o comercial também foi considerado leviano por ter tornado as manifestações de rua em algo “trendy”, que está na moda, e não como o ato de intervenção política e social que é. Mais absurdo que isso, é indicar que uma lata de Pepsi poderia solucionar esse embate.

Continua após a publicidade

Na internet, diversos comentários contra o anúncio já foram publicados. O comediante norte-americano Sean Kent, por exemplo, diz: “A pior parte do comercial da Pepsi foi quando Kendall decidiu protestar contra o racismo e fez uma mulher negra segurar sua peruca”.

https://twitter.com/seankent/status/849449954816950274?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.bbc.co.uk%2Fnewsbeat%2Farticle%2F39488149%2Fkendall-jenner-criticised-over-pepsi-advert

O take final parece ter sido inspirado na icônica imagem das manifestações Black Lives Matter do ano passado, que lutava contra a violência policial contra cidadãos negros, onde Leisha Evans, uma jovem americana, aparece sozinha e desarmada em frente a polícias de intervenção em Baton Rouge, no Louisiana.

Continua após a publicidade

Existem também pessoas que fizeram uma ligação entre o anúncio e o clipe Out Of Control (1999), da banda britânica Chemical Brothers. No vídeo, a música aparece acompanhada de imagens de protesto onde manifestantes usam refrigerantes de uma marca fictícia para apaziguar o movimento. No final da obra, percebe-se que a suposta manifestação não passava de um anúncio e o clipe fecha com a reação negativa do público que acaba destruindo maquinas de venda da marca.

*atualização às 17:00: a Pepsi já removeu o anuncio do ar e pediu desculpas a Kendall Jenner.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.