Marieta Severo sobre o fim de A Grande Família: ‘Vivemos um luto ao nos despedirmos dos personagens’
Foram mais de 10 anos na pele da mesma personagem, mas chegou a hora de dizer adeus. Marieta Severo conta como foi a gravação do último capítulo da série e nem pensa em tirar férias!
“Na rua, as pessoas me olham como se estivessem olhando para a Dona Nenê, que é uma grande mãe”, diz a atriz
Foto: Rodrigo Queiroz
Quando se fala no último capítulo de A Grande Família, todo mundo suspira de saudade. Também a série ficou 14 anos no ar e até os atores se confundem com os membros dessa família muito unida. Marieta Severo, 67 anos, que viveu Dona Nenê, ficou tão emocionada nas gravações que até chorou. “Nunca vivi isso. Vai demorar, mas vou me acostumando aos poucos”, disse. Durante este bate-papo, ela falou dos 50 anos de carreira, da família, dos netos (ela tem sete!) e do namorado. Confira!
Como foi o clima na gravação do último capítulo do seriado?
Emoções incríveis. A cereja do bolo foi quando outros atores maravilhosos fizeram nossos personagens. Foi lindo e emocionante. Ver a Glorinha (a atriz Gloria Pires) fazendo Dona Nenê… A gente ficou com nó na garganta, chorou. Vivemos um luto ao nos despedirmos dos personagens.
Vai demorar para se acostumar com isso?
Ainda não me recuperei, estou perdida. Me acostumando aos poucos. Vou sentir falta não só da Dona Nenê, mas da nossa vida, do elenco em volta da mesa de jantar. Como tenho minha família aos domingos, tinha a família Silva de segunda, terça e quarta.
O que tem de Dona Nenê na Marieta Severo?
A gente não sabe mais, a Nenê envelheceu comigo. Vivi 14 anos da vida dela. Ela ficou moderna, trabalhou fora, teve neto. Quanta coisa!
No último capítulo a família Silva receberá uma ligação da Globo, que quer fazer uma série inspirada neles.
Foto: Divulgação/TV Globo
Já tem novos projetos?
Vou me dedicar à peça Incêndios, que fica em São Paulo até dezembro. Estou me permitindo fazer uma coisa só, porque minha família disse que ia me internar (risos). Eu gravava e ainda tinha a peça… Agora quero fazer uma coisa de cada vez mesmo!
E férias? Seria bom parar tudo por um tempo?
Eu estou achando que isso é férias, terei três ou quatro dias da semana sem trabalhar!
Agora vai dar tempo de se dedicar mais aos netos…
Eu tenho uma coisa sagrada que são os domingos na minha casa, no Rio de Janeiro. Faço questão. Com a peça em São Paulo, vou ter que mudar esse encontro para um dia da semana, fazer um lanche. Durante a semana, procuro ir para a casa das minhas filhas e ficar com as crianças. Gostamos de estar juntos e nos falamos todo dia. Somos bem unidos e nos curtimos muito.
Marieta Severo ao lado da filha, Silvia Buarque, e as netas
Foto: AgNews
Os netos podem fazer bagunça na sua casa?
A criança sabe que tem uma sintonia na relação entre avó e neto que é especial. Tem um território de cumplicidade, mas procuro não estragar a educação que minhas filhas deram. Não gosto de criança maleducada: tem que ter limite. Elas amam dormir na minha casa. Tem dias que tem cinco aqui, colchão espalhado no quarto e briga para escolher quem vai dormir comigo.
E como vai o namoro (com o diretor Aderbal Freire- Filho)? Têm planos de morar juntos?
Não temos planos de morar juntos. É um namoro. Eu tenho minha vida com a minha família, que já é bem intensa. A gente (ela e Aderbal) se encontra muito, ficamos juntos, mas gostamos de morar sozinhos. Eu recomendo isso. Adorei ser casada durante 30 anos, mas depois disso é bom viver de uma maneira diferente.
Mudaria alguma coisa se pudesse voltar no tempo?
Não sou chegada a voltar o tempo. É uma coisa que não faz parte da minha personalidade. Fico olhando para o futuro e fazendo esforço para me concentrar no presente. no último capítulo, a família Silva recebe uma ligação da Globo, que quer fazer uma série inspirada neles. E olha que elenco bacana!